Número de cidades em emergência sobe para 41 em Minas Gerais
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil divulgou, na tarde desta quinta-feira (29), que o número de cidades que decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso subiu para 41 em Minas Gerais. Os últimos municípios a entrarem para essa contagem foram Lima Duarte, na Zona da Mata, João Pinheiro, no Noroeste de Minas, Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Passabém, na Região Central. Mais cedo, o órgão informou que João Monlevade, na região Central, e São João da Mata, no Sul de Minas também haviam entrado para lista.
Nesta quinta, a Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, publicou no Diário Oficial do Município o decreto de emergência devido aos transtornos causados pelas chuvas dos últimos dias. Apesar disso, a cidade ainda não consta no balanço da Defesa Civil, que reconhecerá a situação após análise de comunicado oficial.
Segundo balanço divulgado pelo órgão, nesta quinta-feira (29), cerca de 2,1 milhões de pessoas, em 99 cidades, foram afetadas de alguma forma pelas condições climáticas. Duas pessoas morreram e 31 ficaram feridas. O número de desabrigados é de 390 pessoas e 8.145 ficaram desalojadas.
Veja os municípios que decretaram emergência: Abre Campo, Acaiaca, Alagoa, Alpercata, Alvinópolis, Barra Longa, Belo Horizonte, Braúnas, Buritizeiro, Claro dos Poções, Conceição do Pará, Dom Joaquim, Espera Feliz, Faria Lemos, Florestal, Formiga, Itamarandiba, Itumirim, Jacinto, Joanésia, João Monlevade, João Pinheiro, Juatuba, Leopoldina, Lima Duarte, Mariana, Mathias Lobato, Pará de Minas, Passabém, Paulistas, Ponte Nova, Raposos, Santa Rita de Jacutinga, São Domingos do Prata, São João da Mata, São João do Oriente, São Sebastião da Vargem Alegre, Setubinha, Timóteo, Vespasiano, Vieiras.
Alerta
A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta, nesta quarta-feira (28), para a possibilidade de chuvas fortes entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro na Grande BH, Região Central, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Ainda segundo órgão, a frente fria sobre Minas Gerais deve provocar chuvas intensas de 150 a 200 mm, sendo que a média esperada para o mês era de 319,4 mm. Também há previsão de temporais em áreas isoladas do Triângulo Mineiro e Sul de MG.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Belo Horizonte atingiu, nesta terça-feira (20), o recorde de volume de chuva em dezembro dos últimos 100 anos de medição pluviométrica, com 606,4 milímetros de precipitação. Nesta quarta-feira (28), o volume de água aumentou para 698,8 mm. Apenas entre os dias 13 e 20 deste mês, foram registrados 465 milímetros de chuva.
Fonte: G1
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário