Papa condena extremismo religioso e defende amparo de refugiados

discursoO Papa Francisco pediu nesta segunda-feira que os líderes religiosos condenem o extremismo religioso, defendeu o acolhimento de imigrantes e refugiados e falou sobre a paz e a necessidade de diálogo, por exemplo, na Venezuela e na Síria.

Em discurso para os embaixadores junto à Santa Sé, o pontífice abordou temas como o terrorismo fundamentalista, a crise migratória, os conflitos no Oriente Médio, as tensões na Europa e o cuidado com o planeta. Boa parte de suas falas tiveram como foco temas que envolvem paz e segurança e, por isso, ele condenou o extremismo religioso e os atentados cometidos em países como “Afeganistão, Bangladesh, Bélgica, Burkina Fasso, Egito, França, Alemanha, Jordânia, Iraque, Nigéria, Paquistão, Estados Unidos, Tunísia e Turquia”.

Francisco lamentou que em algumas ocasiões a religião seja “usada como pretexto de fechamentos, marginalizações e violências” e pediu que o público rejeite a violência em nome de Deus. Nesse momento, ele se dirigiu aos líderes políticos e pediu para que garantam “o direito à liberdade religiosa” de seus cidadãos e gerem condições que evitem “a propagação dos fundamentalismos”.

Sobre a crise migratória, o pontífice disse que é preciso que a comunidade internacional promova uma recepção digna dos imigrantes para que eles consigam se integrar. No entanto, ressaltou que os refugiados também devem lembrar que eles “têm o dever de respeitar as leis, a cultura e as tradições dos países que os acolhem”.

Em sua opinião, uma “abordagem prudente” das autoridades não representa a aplicação de “políticas de fechamento”. Segundo ele, o correto é avaliar, “com sabedoria”, até que ponto o país é capaz de “oferecer uma vida decente aos migrantes, sem lesar o bem comum dos cidadãos”.

O diálogo e a paz também são necessários em países como a Venezuela. O papa considerou ser “urgente” a criação de “caminhos para o diálogo” e “gestos corajosos” entre o governo de Nicolás Maduro e a oposição, para conter as “consequências das crises política, social e econômica” que agoniam a população.

Ele lembrou o degelo nas relações entre Cuba e Estados Unidos, no qual o Vaticano teve um importante papel, e os esforços que a Colômbia está fazendo para acabar com o conflito armado com a guerrilha das Farc. Mas foi sobre o Oriente Médio em que ele focou sua fala e criticou o “conflito atroz” que está provocando um desastre na Síria.

Francisco também renovou o “apelo urgente” para que o diálogo entre israelenses e palestinos seja retomado e que eles alcancem “uma solução estável e duradoura que garanta a convivência pacífica de dois Estados dentro de fronteiras reconhecidas internacionalmente”.

Sobre a Líbia, desejou que “os acordos destinados a restabelecer a paz sejam efetivados”, voto que também fez para países como Sudão, Mianmar e República Centro-Africana.

O pontífice encorajou os líderes dos países a combater a pobreza, fomentar uma “distribuição mais equitativa dos recursos” e incentivar as “oportunidades de trabalho, principalmente para os mais jovens”.

No fim, falou sobre o Acordo de Paris sobre a Mudança Climática: “um sinal importante do compromisso comum de deixar um mundo habitável para as futuras gerações”.

O papa concluiu seu discurso afirmando que a “paz é um dom, um desafio e um compromisso”.

Atualmente, 182 países mantêm relações diplomáticas com o Vaticano. O último a integrar o grupo foi à Mauritânia, em dezembro do ano passado.

Fonte: UOL Notícias

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.