Doria quer privatizar gestão do Bilhete Único

A gestão João Doria (PSDB) quer conceder para a iniciativa privada a gestão do sistema de Bilhete Único na cidade de São Paulo. Uma licitação vai escolher uma empresa para fazer a gestão do serviço de recebimento dos pagamentos das passagens de transporte coletivo feitos pelos usuários e repassará os valores às empresas concessionárias de ônibus, trem e metrô. O projeto está dentro do Plano Municipal de Desestatização, previsto para ser apresentado nas próximas semanas, segundo a assessoria de imprensa de Doria. A informação foi adiantada nesta quarta-feira (8) pelo jornal “Folha de S. Paulo”.

O objetivo é reduzir custos e melhorar a qualidade e a segurança do serviço. A medida valeria apenas para a administração do Bilhete Único em relação ao uso nos ônibus de São Paulo e não altera a forma como é administrado hoje pelo governo de São Paulo – o bilhete também é usado nos trens e no Metrô.

Segundo a Secretaria de Comunicação da prefeitura, a contrapartida para a empresa que vai gerir o Bilhete Único será a própria base de clientes formada por mais de 15 milhões de bilhetes ativos – para os quais poderão ser oferecidos outros serviços como cartão de débito e crédito. A empresa poderá ganhar com uma gestão financeira do serviço, já que o repasse para as concessionárias só é feito cinco dias após o recebimento dos valores pagos pelos usuários.

Fraudes
Mesmo após a Prefeitura de São Paulo bloquear 90 mil cartões de Bilhete Único em uma investigação contra fraudes, as vendas irregulares de créditos continuam acontecendo normalmente em estações do Metrô e da CPTM. O Bom Dia São Paulo flagrou diversas situações.

Na Estação Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, fraudadores vendem passagens mais baratas na frente da bilheteria, sem contrangimento. Um deles explica porque vende mais barato que a tarifa de R$ 3,80. “O meu tem bastante crédito”, diz. Outro vai até a catraca e passa seu cartão para os clientes interessados.

Na estação Perus da CPTM, mais de 10 pessoas vendiam créditos fraudados na entrada da estação. Um segurança chega a conversar com o grupo, mas voltou ao trabalho normalmente.

Na Estação Celso Daniel, em Santo André, pessoas devolvem o cartão para os fraudadores logo após passar a catraca. O mesmo acontece na estação da Mauá da Linha 10-Turquesa, na frente de um segurança da CPTM.

O gerente de segurança da CPTM afirmou que muitas vezes só olhar a movimentação dos fraudadores faz parte de uma estratégia dos seguranças pra conseguir pegar gente que esteja participando do esquema.

A polícia disse que trabalha junto com a CPTM e a SPTrans para impedir a ação dos fraudadores. A Secretaria de Mobilidade e Transportes trabalha numa força tarefa para acabar com o esquema de fraudes. A SPTrans informou que os cartões com crédito falso são carregados em locais não autorizados. Denúncias podem ser feitas no 156.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.