Sem fronteiras, o frevo completa 110 anos

Ritmo pernambucano é um dos três símbolos brasileiros protegidos pela UnescoO frevo não tem fronteiras, apenas princípio. Seu berço é Pernambuco e seu alcance, universal. Exaltado no Carnaval, o frevo completa 110 anos nesta quinta-feira (9). E as comemorações não serão poucas. Mesmo assim, quem vive a música e o passo sabe que os desafios persistem.

Desde o reconhecimento como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há dez anos, ocorreram ganhos e perdas. A criação do Paço do Frevo, que faz três anos e é reconhecido como centro de referência do bem cultural pelo Iphan e a manutenção do Plano Integrado de Salvaguarda do Frevo, com reuniões mensais, são pontos positivos.

Frevo é:

“Efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas como pelo Carnaval”, de acordo com o Vocabulário Pernambucano de Pereira da Costa.

Influências:
marcha, maxixe, capoeira,
dobrado, polca, e quadrilha.
Tipos
Frevo de rua:
instrumental, sem letra.
Frevo canção:
quando se acrescenta letra à melodia
Frevo de bloco:
é feito com orquestras de pau
e corda dos blocos líricos.

Lançamento
Para festejar os 110 anos do frevo, a cantora Cristina Amaral lança o EP “Chuva de Alegria”, com seis canções (quatro gravadas em estúdio e duas ao vivo). Estará à venda em lojas como a Passa disco e também nas plataformas digitais. A produção executiva é de Saulo Gouveia e a direção musical é de Jorge Andrade.
Nova safra
A Mostra Cantautor deste mês vai divulgar a nova safra de jovens compositores de frevo-canção. A festa terá Maciel Salú, Júlio Samico, Manuca Bandini, Vinícius Barros e João Menelau. Será às 19h, na Casa do Cachorro Preto, dentro do projeto Quintal Experimental, por R$10.
 
Single
O músico Juliano Holanda lança hoje, para download gratuito, “Morrer em Pernambuco”, o single de seu novo disco. Composta para a peça “Nossos Ossos”, do Coletivo Angu de Teatro, a canção – um frevo-manifesto que critica a competitividade do meio cultural do Estado – ganhou versões de outros artistas locais, nas redes sociais, em dezembro de 2016.
Livro
O livro “Carnaval de Timbaúba – 102 anos de resgate jornalístico”, de Jefferson Leal e Socorro Cavalcanti, será lançado, às 20h, na Funjader – Museu Jader de Andrade (no prédio da banda 1º de novembro). Na publicação, breve histórico da festa na cidade, com depoimentos de moradores. Na ocasião, tocata carnavalesca com as bandas Euterpina e 1º de novembro.
Fonte: Folha-PE
Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.