Defesa Civil Estadual identifica 3.000 deslizamentos de terra em Nova Friburgo, na região serrana

Devido à forte chuva que atingiu Nova Friburgo, na região serrana do Rio, na segunda-feira (2), a Defesa Civil Estadual identificou cerca de 3.000 deslizamentos de terras no município. No entanto, o coronel Roberto Robadey, da Defesa Civil, informou que a situação está mais tranquila na manhã desta terça-feira (3). O dia é de limpeza e desobstrução das vias.

– Foram 3.000 deslizamentos, por isso tanta lama e rios cheios pela cidade. Hoje está mais calmo, a previsão é de 5 mm de chuva para Nova Friburgo, o que é normal no verão.  Mas estamos em um período de instabilidade e vamos continuar monitorando a região.

O município tem 58 áreas de risco e em 24 delas há 35 sirenes do sistema de alerta. Com a chuva forte, 14 sirenes foram acionadas e muitas pessoas deixaram suas casas e se abrigaram em residências de parentes e pontos de apoio da prefeitura. Na cidade, choveu em 24 horas o esperado para metade do mês de janeiro. A cidade saiu do estado de alerta e foi para o de atenção na noite de segunda.

– Essas pessoas estão liberadas para voltar para suas casas, mas com atenção. Caso percebam rachaduras ou qualquer outro sinal de risco, devem chamar a Defesa Civil para fazer uma vistoria.

Ainda de acordo com Robadey, o trabalho de prevenção é fundamental para evitar desastres como o de janeiros de 2010. A Defesa Civil do Estado montou uma base de operações no centro de Nova Friburgo, para realizar ações preventivas em decorrência das chuvas que castigam a cidade desde domingo (1). O Centro de Comando e Controle, que faz o monitoramento em parceria com a Defesa Civil municipal, a Cruz Vermelha, o Simerj (Sistema de Meteorologia do Estado do Rio de Janeiro), o DRM (Departamento de Recursos Minerais) e o Inea (Instituto Estado do Ambiente), monitora todas as áreas de risco da cidade.

A Defesa Civil estadual continua em alerta para possibilidade de chuva para o norte e noroeste do Estado.

Pedido de atenção

Após quatro cidades entrarem em estado de alerta máximo na segunda por causa das chuvas, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) reforçou o pedido para que a população atenda, de imediato, às solicitações feitas pelo sistema de alarme e deixe as residências em direção aos pontos de segurança previamente estabelecidos assim que ouvir o aviso sonoro, os alertas em carros de som ou receber o aviso por mensagem de texto no celular.

O estado de atenção se caracteriza pela possibilidade de chuvas moderadas e fortes, enquanto o estado de alerta se caracteriza por chuvas intensas e aumento dos níveis dos rios acima do normal, o que põe as equipes da Defesa Civil em prontidão, além de colocar os agentes de saúde e líderes comunitários em alerta para possíveis deslizamentos.

O total de sirenes no Estado do Rio de Janeiro é de 72 unidades, com 41 regiões atendidas.

Na última semana, o governo do Estado apresentou um plano de prevenção para 31 municípios que apresentam áreas de risco em casos de chuvas fortes. As regiões foram mapeadas pelo Serviço Geológico do Estado ao longo do ano passado. De acordo com o levantamento, existem 7.683 casas ameaçadas, totalizando cerca de 32 mil pessoas expostas aos riscos de desabamento e deslizamento.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.