Condenação do goleiro Bruno completa quatro anos nesta quarta-feira

Era início da madrugada do Dia Internacional da Mulher de 2013 quando o goleiro Bruno Fernandes foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão no processo que apura o assassinato de Eliza Samudio. A decisão em primeira instância completa quatro anos nesta quarta-feira (8), e o julgamento de recurso ainda é aguardado pela defesa. Há cerca de duas semanas, em decisão provisória, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a soltura do jogador. Neste momento, Bruno está em liberdade, e o futuro dele depende do andamento do processo na Justiça.

O Tribunal do Júri de Contagem considerou o jogador culpado pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. O atleta foi preso em julho de 2010, quando defendia o Flamengo, e ficou detido por cerca de seis anos e meio. A saída da prisão, em 24 de fevereiro, gerou reações diversas na opinião pública. Na semana passada, ele foi abordado por fãs e tirou selfies no Fórum de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nesta semana, grupos se mobilizaram nas redes sociais contra a possibilidade de Bruno voltar ao futebol. O possível regresso foi anunciado pelo advogado dele, Lúcio Adolfo, que garante haver três propostas “prontinhas” para serem resolvidas.

Na decisão em que pôs Bruno em liberdade, o STF considerou que houve excesso de prazo na prisão. Veja a decisão na íntegra.

O criminalista Sérgio Leonardo concorda com o entendimento do ministro Marco Aurélio Mello. “Entendo que uma pessoa que está presa há mais de seis anos sem ter a sua situação definida, ao menos em segunda instância, está presa preventivamente por prazo excessivo”, diz.

Para Lúcio Adolfo, “a demora se deveu a vários aspectos”. “Um processo daquele tamanho, daquela magnitude, é natural que se atrase. (…) Eu nunca disse que a culpa do atraso é do TJ [Tribunal de Justiça] de Minas Gerais. O que eu disse é que atrasou lá, mas foi circunstância de processo”, afirma o advogado.

Ele comenta que a primeira das circunstâncias foi o tempo levado para o processo sair de Contagem e chegar ao tribunal, em Belo Horizonte. Lúcio Adolfo cita também o descumprimento de prazos por parte de advogados de outros réus envolvidos na ação e sugere que o processo tenha ficado com a promotoria por período excessivo.

O TJMG, a pedido do relator do processo em Minas, o desembargador Doorgal Andrada, divulgou uma nota em que afirma que a ação, na Justiça estadual, está regularmente em dia e com os prazos inteiramente dentro do que prevê a legislação.

“O desembargador relator sempre pautou seu trabalho rigidamente dentro dos prazos e de forma exemplar, conforme sempre foi atestado mensalmente pelo CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. Mas nem por isso poderá suprimir prazos processuais cabíveis a defesa, e tampouco vai se manifestar sobre qualquer decisão que o STF entenda sobre o referido processo. Especificamente sobre o processo, todas as vezes em que foi instado a decidir, o relator se manifestou em tempo hábil, observado o direito e a celeridade processual”, diz a nota.

Com a repercussão da decisão do STF, o advogado acredita que possa haver certa celeridade no andamento da ação. “Eu tenho medo da pressa que vai vir agora, porque ninguém teve pressa enquanto o Bruno estava preso. Agora está todo mundo querendo ter pressa porque ele está solto. Isso não é correto, isso não é nem bonito. Enquanto o Bruno estava preso, o processo demorou, eu fui o único cara que brigou e brigou com raiva jurídica. (…) Agora começa a correr com o processo?”, questiona.

Bruno se apresentou à Justiça na última semana e informou um endereço em Belo Horizonte como local de residência. Segundo a advogado, esse endereço pode mudar, dependendo das propostas para que o jogador volte a campo.

Na última sexta-feira, ele viajou da capital mineira para o Rio de Janeiro, onde mora a mulher dele, Ingrid Calheiros. Segundo Lúcio Adolfo, nesta quarta, ele deve se reunir com o cliente. “Ele vai estar comigo para resolver qual é o destino”, adianta.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.