Recife terá Samu Psiquiátrico a partir de abril

Estimativa da coodenação do Samu da Capital é de que o serviço atenda três a quatro chamados a cada plantão de 12 horasRecife se prepara para ter um Samu Psiquiátrico a partir de abril. O projeto ainda é piloto e terá uma ambulância exclusiva no atendimento dos pacientes em surto na Capital. A expectativa é que apenas essa viatura seja responsável por três a quatro ocorrências a cada plantão de 12 horas.

A medida visa melhorar a resolutividade para os doentes mentais que precisam do atendimento móvel de urgência. Hoje, nas 62 cidades reguladas pelo Samu Metropolitano, apenas 30% dos chamados com esse perfil são atendidos pelo serviço. Atualmente, as ocorrências de socorro a pacientes em surtos representam 28,1% dos atendimentos do serviço, atrás apenas de causas clínicas (60,4%) e das causas externas (45,8%) com a prevalência de acidentes de moto.

O coordenador do Samu Metropolitano, Leonardo Gomes, explicou que o serviço de atendimento móvel de urgência sofreu um impacto grande nas demandas com pacientes de doença mental nos últimos meses. Isso se deve, em grande parte, à desinstitucionalização dos doentes internados por muito tempo em manicômios que seguindo os moldes da legislação da reforma psiquiátrica precisavam voltar ao convívio dos parentes ou ser abrigados em residências terapêuticas.
“O que aconteceu, na nossa visão do pré-hospitalar, é que muitos municípios da nossa área de abrangência não conseguiram se preparara para a mudança. A velocidade das portarias e programas não foi a velocidade de criação dessa rede de acolhida e atendimento. E agora isso está estourando no Samu. É um volume absurdo de pacientes que tem chegado”, comentou.
O gestor ainda apontou que também é alto o índice de recorrência. Segundo ele, não é raro o caso do serviço ser acionado duas, quatro ou até seis vezes no mês para resolver o surto da mesma pessoa. Além desse cenário de aumento de demanda, outras peculiaridades tornam as urgências do Samu aos pacientes em surto mais complexas de serem resolvidas.
“Na psiquiatria dependemos de outros atores. Muitas vezes precisamos do apoio policial porque o paciente pode estar armado ou ser violento com ele mesmo, com os outros ou com a equipe. E nessa intervenção é preciso casar nosso tempo com o da polícia. Às vezes tenho viatura disponível, mas não tenho ambulância. Ou o contrário”, exemplificou. Outro complicador para a resposta de saúde é a falta de um parente para negociar a entrada na casa ou a a fuga do doente quando sabe que será levado para o médico.
Sobre o projeto piloto do Samu Psiquiátrico, Gomes explicou que a ideia é ter uma ambulância a mais inserida nessa tarefa. As outras 22 que já atuam na área do Recife permanecem rodando para qualquer chamado, inclusive os psiquiátricos. Haverá um rodízio dos profissionais que já trabalham no Samu para essa ambulância especial.

Gomes destacou que a intenção é replicar o modelo de forma setorizada na Capital, com equipes espalhadas por distritos sanitários, mas isso depende do sucesso do teste piloto.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.