Seca leva 36 municípios do RS à situação de emergência

A estiagem prolongada já levou 36 municípios do Rio Grande do Sul à situação de emergência desde o início de dezembro. A lista foi ampliada pelos decretos de Cristal do Sul, Jaboticaba, São José do Herval, Pinhal, Nova Palma, Boa Vista das Missões, Pouso Novo, Segredo e Seberi, recebidos pela Defesa Civil na terça-feira (3). Outras 20 prefeituras emitiram Nopred (Notificações Preliminares de Desastres Naturais). Pelo menos 235 mil moradores das regiões afetadas sofrem algum tipo de transtorno com a situação. O Estado tem 496 municípios e 10,9 milhões de habitantes.

A situação é pior no noroeste do Estado, onde estão 27 dos 36 municípios que decretaram situação de emergência. Embora não haja ainda um cálculo de quebra de safra, a região vai enfrentar perdas na produção de grãos e leite, que poderão ser contidas se a previsão de chuva para a segunda metade do mês se confirmar. O último boletim conjuntural da Emater/RS, de 29 de dezembro, destacou que lavouras de milho implantadas em setembro estão em fase crítica de necessidade de umidade no solo e poderão não atingir seu potencial produtivo. O desenvolvimento das plantações de soja também está ameaçado, mas a situação pode se alterar, para perto da normalidade, se houver boas precipitações ainda em janeiro.

Enquanto a preocupação persiste em municípios de produção agropecuária, houve uma reversão do quadro no industrializado Vale do Sinos no final de semana. A chuva forte que caiu nas cabeceiras elevou o nível do rio e permitiu que a prefeitura de Novo Hamburgo suspendesse nesta terça-feira o racionamento de água que vigorava desde 28 de novembro. Mesmo assim, o diretor da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Mozar Dietrich, pediu que a população continue economizando água, advertindo que a suspensão do abastecimento poderá ser retomada se o rio baixar de novo. Em São Leopoldo, a prefeitura optou por manter o racionamento, mas reduziu a interrupção do fornecimento de oito horas por dia para cinco horas por dia.

A perspectiva para esta semana não é boa para quem espera chuva no Rio Grande do Sul. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica possibilidade de chuva apenas em áreas isoladas do centro, norte e nordeste do Estado na sexta-feira (6) e no sábado (7).

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.