Homem preso na Zona da Mata de PE é indiciado por manter conexão com tráfico internacional, diz PF

Polícia Federal apreendeu carregamento de drogas durante a 'Operação Minotauro', em 2016 (Foto: Ascom/PF)A Polícia Federal em Pernambuco informou, nesta quarta-feira (10), que o homem preso na Zona da Mata Norte do estado, na segunda-feira (8), foi indiciado por manter conexão com traficantes internacionais de maconha e cocaína. Segundo a corporação, ele tem 23 anos e integrava associações criminosas que agiam em Pernambuco, Paraná e Mato Grosso do Sul para comprar e traficar drogas do Paraguai, além de contrabandear armas de fogo. O suspeito, detido pela Polícia Militar (PM) em Lagoa de Itaenga, a 64 quilômetros do Recife, estava foragido desde o ano passado, quando a PF deflagrou a ‘Operação Minotauro’.

Ao detalhar o indiciamento, a PF revelou que o suspeito tem envolvimento com grupos que tinham como objetivo armazenar os entorpecentes, manter em depósito e depois comercializar em Pernambuco e em outros estados brasileiros. E caso ele seja condenado, poderá cumprir penas que ultrapassam os 30 anos de reclusão. Dos 12 presos investigados pela Polícia Federal, apenas um deles, do Paraná, ainda encontra-se foragido.

O suspeito detido em Lagoa de Itaenga é eletricista e já tinha sido preso, em 2013, por posse de arma de fogo. Passou cinco meses na cadeia e depois foi liberado. Ele estava sendo monitorado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Militar-(2º BPM) e pelo serviço de inteligência do Sistema Prisional de Pernambuco.

A captura foi efetuada depois da expedição de um mandado de prisão. De acordo com a PF, no interrogatório, ele negou envolvimento com carregamentos de maconha, em 2016. Também disse que não tinha participação com associações criminosas.

Após o exame de corpo de Delito no Instituto de Medicina Legal (IML), na área central do Recife, ele seguiu para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana. O suspeito vai ficar à disposição da Justiça Federal.

Minotauro

A Operação Minotauro foi deflagrada em 31 de agosto do ano passado. Contou com a participação de 130 policiais federais, que cumpriram 12 mandados de prisão preventiva, 21 mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, expedidos pela 13ª Vara Federal – Seção Judiciária de Pernambuco.

A ação ocorreu em cinco estados: Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Santa Catarina. Também foram sequestrados bens e bloqueio de contas bancárias, cuja cifra chegou a R$ 500 mil.

As investigações tiveram início em 2015, com a identificação de várias remessas de maconha de origem paraguaia para Pernambuco. A droga chegava ao Brasil por meio da organização criminosa estabelecida no Paraná. No curso das investigações, foram apreendidas quatro toneladas de entorpecentes.

As apreensões ocorreram em Minas Gerais, em setembro de 2015, e em Alagoas, em novembro do mesmo ano. Em Pernambuco, os agentes recolheram drogas das associações em março de 2016. No Paraná, a ação ocorreu em maio do ano passado.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.