Dólar alto pode elevar preço de produtos

Porto de SuapeFlutuação do câmbio e previsões sobre aumento dos juros afetam as operações das empresas de modo geral e podem ter impacto especial sobre as exportações do Estado e sobre a precificação dos produtos. Isso porque , se o dólar adotar novamente uma trajetória de valorização e o mercado interno intensificar a retração, as exportações podem ser estimuladas, avalia o gerente de desenvolvimento empresarial da Federação da Indústria do Estado (Fiepe), Maurício Laranjeira.

“As empresas podem precisar direcionar a sua produção para fora”, comentou. Um cenário de aumento do dólar, contudo, desfavorece as importadoras. Como muitas indústrias precisam importar matéria-prima, a exemplo da farmacêutica, elas tendem a reduzir a essa compra que fica mais cara. Por consequência elas também podem diminuir a produção, acompanhando o desaquecimento do mercado, o que pode rebater diretamente na manutenção do nível de empregos. Na outra ponta, os efeitos desse movimento são produtos mais caros para o consumidor final. Por exemplo, como o trigo é importado, o pão fica mais caro. Embora possa haver o favorecimento das exportações, o gerente executivo da Valexport – Associação dos Produtores Exportadores do Vale do São Francisco avaliou que o País precisa mesmo é de estabilidade. “A indefinição do cenário é muito ruim para o empresariado. O que precisamos é de estabilidade e de políticas de investimento de mercado”, comentou.

As exportações já seguem tendência de alta no País. Apenas em março, as exportações via Porto de Suape cresceram 206% no comparativo com o mesmo período do ano passado. As importações tiveram ganho de 17% no período. No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016, as exportações brasileiras cresceram 24,4%. Já as importações aumentaram 12%. Com o resultado da balança comercial, estima-se que o comércio externo brasileiro finalize o ano com um saldo positivo de US$ 50 bilhões.

Mercado
Os movimentos do mercado financeiro, em resposta aos últimos acontecimentos políticos, também podem trazer outras consequências. Reinaldo Domingos, doutor em educação financeira e presidente da DSOP Educação Financeira, aponta que o aumento do dólar gera inflação geral. “O encarecimento dos produtos e serviços, por sua vez, diminui o poder de compra do cidadão”, aponta. Ele também diz que viagens ao exterior também ficam mais caras e aconselha: “no atual momento o consumidor precisa manter a cautela”.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.