Hemorio alerta para baixo estoque de sangue

O número de doações de sangue no Rio de Janeiro está abaixo do necessário para manter os estoques e suprir a demanda de toda a rede do estado. Desde a segunda semana de maio, a média diária de doações está em 150, quando necessário são 250 capitações, segundo o Hemorio, que coordena a distribuição de sangue e derivados para todas as emergências do município e mais 180 hospitais em todo o estado.

Segundo a enfermeira chefe do setor de Promoção à Doação de Sangue do Hemorio, Simone Fonseca, o ideal são 400 comparecimentos por dia para manter o estoque em níveis confortáveis, já que nem todas as pessoas que se voluntariam podem efetivar a doação. “Algumas pessoas que chegam aqui descobrem que não podem doar, por exemplo, está com a pressão mais baixa, ou muito alta, ou um valor de hemoglobina muito baixo, ou outra situação clínica. Então, para manter a média de doação, precisa do comparecimento de 400 pessoas por dia”.

O doador precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar bem de saúde. Adolescente de 16 e 17 anos podem doar com autorização dos pais ou responsáveis legais. Simone explica que existem outros critérios que impedem a doação. De acordo com ela, além do site do Hemorio, é possível tirar dúvidas pelo telefone Disque Sangue (0800 282 0708) e por e-mail ([email protected]).

“Tem vacinas que impedem a doação por até quatro semanas, como a da febre amarela. Outras, só por dois dias. Como isso tudo é muito variável, precisa saber qual a vacina, por qual motivo tomou a vacina, se tomou medicamento, qual foi, se sofreu alteração de saúde nos últimos meses, se viajou para fora do estado do Rio de Janeiro, se está fazendo algum tratamento de saúde. Em geral, a tatuagem impede a doação por 12 meses, assim como o piercing e a maquiagem definitiva. Piercing na região ural ou genital impede definitivamente enquanto a pessoa tiver o piercing”.

Mulher Mais Solidária

Nesta semana, dias 24, 25 e 26 de maio, de 9h às 15h, o Hemorio promove o evento anual Mulher Mais Solidária, para estimular a doação pelo público feminino. Segundo Simone, muitas mulheres têm receio em fazer a doação por conta das peculiaridades do universo feminino, como menstruação, gravidez e amamentação.

“A mulher menstruada pode doar, a grávida não. Se tiver amamentando, a criança precisa ter mais de 1 ano. Algumas situações podem ser muito particulares e intervir nessa decisão de a mulher vir aqui até o instituto e doar sangue. Por isso vamos fazer essa campanha, que está na sua 14ª edição”.

O evento vai contar com a presença de artistas. As mulheres que comparecerem ao Hemorio nestes dias vão poder participar de sorteio de brindes, consulta gratuita com as nutricionistas do hospital, massagem, automaquiagem e avaliação capilar.

Doação

A enfermeira destaca que cada doação salva até quatro vidas. “A gente fraciona o sangue em concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e precipitado”. Mulheres podem doar sangue a cada três meses, num total de três vezes por ano, e homens a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano. É preciso levar documento original com foto e evitar alimentos gordurosos no dia da doação. É preciso ingerir bastante líquido e não estar em jejum.

O Hemorio fica aberto todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.