Brasil mantém 46 acordos com Angola e intercâmbio tende a aumentar

A TV Brasil estreia hoje (25), às 20h35, a novela angolana Jikulumessu (Abre o Olho) – a segunda narrativa do país africano a ser exibida na emissora pública brasileira. Segundo o professor de relações exteriores Pio Penna Filho, os produtos culturais brasileiros são muito mais conhecidos em Angola do que o contrário. “Nossos meios de comunicação têm importância fundamental para melhorar isso”, diz o pesquisador de assuntos relacionados à África. No campo diplomático, os dois países mantêm 46 acordos em vigor, dos quais pelo menos 13 tratam de temas da área cultural. Também se destacam acordos nas áreas de tecnologia (30), de agricultura (10) e outras modalidades de cooperações institucionais.

O Ministério das Relações Exteriores ressalta que Brasil e Angola mantêm uma parceria estratégica, que começou em 2010 e trouxe “nova dimensão às relações bilaterais”. Sobre essa parceria, o Itamaraty informa que foi criada uma comissão bilateral de alto nível com encontros periódicos.“Trata-se de importante mecanismo bilateral em que os dois chanceleres passam em revista os principais pontos da agenda [cooperação, defesa, educação, enfim, qualquer tema] e eventuais temas da agenda regional e internacional em que tenham algum interesse”, explicou o Itamaraty em nota. De acordo com o governo, a primeira reunião ocorreu em Brasília, em outubro de 2012, e a última, em abril do ano passado, em Luanda.

Para Pio Penna Filho, as relações entre os dois países têm importantes elementos para que sejam ainda mais aperfeiçoadas. Em relação aos aspectos culturais, o professor diz que existe um intercâmbio importante. “Nenhum outro país tem tanta receptividade à cultura brasileira. Inclusive em relação ao idioma, há uma compreensão mútua. Temos tudo para que essas relações se aproximem mais. Nossas músicas chegam a Angola desde a década de 1980. Nossas novelas, também”. De acordo com o professor, raízes culturais ajudam para a manutenção de parcerias nessa área.

Relação histórica

A aproximação entre Brasil e Angola tem raízes históricas que vão além do idioma. O governo brasileiro foi o primeiro a reconhecer a independência de Angola, antiga colônia portuguesa, em novembro de 1975. O professor lembra que, na ocasião, o governo militar brasileiro, de Ernesto Geisel, teve interesse em se posicionar sobre o tema.

“O Brasil precisava mandar uma mensagem clara, de que havia mudado, para a África. As relações antes estavam prejudicadas porque o país, ou tinha apoiado o colonialismo português ou se omitido em relação à descolonilização”. Angola passava por disputas pelo poder entre três grupos: o Movimento pela Libertação de Angola (o MPLA, que governa o país até hoje), a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a União Nacional para Independência Total de Angola (Unita).

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.