Carne vermelha está ligada a maior risco de morte por várias causas, diz estudo

 Foto de arquivo mostra carne bovina a venda em mercado nos Estados Unidos  (Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite, File)Comer mais carne vermelha está associado a um risco maior de morrer de oito doenças comuns, incluindo câncer, diabetes e doenças cardíacas, assim como todas outras causas de morte, de acordo com um estudo americano. Pesquisadores avaliaram informações de 534 mil adultos com idades entre 50 e 71 anos e descobriram que as pessoas que consumiram mais carne vermelha tiveram um risco 26% maior de morrer por uma variedade de causas do que aquelas que comeram menos carne vermelha.

Enquanto isso, pessoas que mais comeram carne branca, incluindo frango e peixe, tiveram 25% menos risco de morrer por todas as causas durante o período do estudo do que as pessoas que menos consumiram. A pesquisa foi publicada este mês na revista especializada “British Medical Journal”. “Nossos achados confirmam estudos anteriores sobre a associação entre carne vermelha e morte prematura, e também é amplo o suficiente para mostrar associações similares entre nove causas de morte diferentes”, disse o autor principal do estudo, Arash Etemadi, do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos.

“Também descobrimos que, para a mesma quantidade de carne consumida, pessoas que relataram uma dieta com uma proporção maior de carne branca tiveram taxa de mortalidade menor”, disse Etemadi, por e-mail.

Estudo acompanhou participantes por 16 anos

Para o estudo, pesquisadores acompanharam a saúde e os hábitos alimentares de pessoas de seis estados americanos e duas áreas metropolitanas por 16 anos. Eles analisaram os dados coletados sobre consumo total de carne, consumo de carne vermelha processada e não-processada e carne branca.

Carne vermelha incluiu boi, carneiro e porco. Já carne branca incluiu frango, peru e peixe.

Então, os pesquisadores dividiram as pessoas em cinco grupos, do que consumia menos ao que consumia mais carne vermelha e carne branca para ver como isso influenciava seu risco de morrer durante o período do estudo.

Eles observaram mortes por nove causas, incluindo câncer, doenças cardíacas, AVC e doenças cerebrovasculares, doenças respiratórias, diabetes, infecções, Alzheimer, doença de rim, doença crônica de fígado e também todas as outras causas.

Alguns ingredientes na carne vermelha, incluindo componentes conhecidos como nitratos e um tipo de ferro podem ajudar a explicar por que ela está ligada a uma maior taxa de mortalidade.

Os resultados do estudo devem reforçar a necessidade de diminuir o consumo de carne vermelha, segundo o médico John Potter, do Centro de Pesquisa em Saúde Pública da Massey University em Wellington, Nova Zelândia.

“O ponto chave em tudo isso é que o nível atual de consumo de carne, na maior parte do mundo desenvolvido e de forma crescente em países em desenvolvimento, não tem precedentes na história humana”, disse Potter. Ele enfatiza a necessidade de reduzir o consumo de carne.

Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.