Blog do Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE)
Agreste pernambucano pode ganhar primeiro jardim botânico
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O Agreste pernambucano poderá ganhar o seu primeiro jardim botânico. Caso vire realidade, a área escolhida será a Mata Vertentes, em Serra Negra, distrito de Bezerros, que se diferencia por ser um brejo de altitude – tipo ecossistema com florestas úmidas em meio ao semiárido. A possibilidade foi levantada, nessa quinta-feira (1º), durante reunião com a diretoria do Jardim Botânico do Recife junto a representantes da gestão municipal de Bezerros e da sociedade civil.
Ainda neste mês, biólogos e engenheiros agrônomos do Jardim Botânico do Recife farão uma visita técnica a fim de identificar as particularidades da região. O brejo de altitude é importante por tornar o clima mais ameno e salvaguardar espécies endêmicas da fauna e flora. Os tipos de espécies existentes, características do solo e as fragilidades ambientais estão entre os dados a serem coletados pela equipe.Após o encontro, a gestora do Jardim Botânico do Recife, Zenaide Magalhães, explicou como funciona o espaço durante visita guiada. Mostrou também as coleções científicas, o canteiro de mudas, os jardins temáticos e outras atividades desenvolvidas no lugar voltadas à educação ambiental.
Na avaliação dela, gerir sobre uma área verde aproxima ainda mais a população para a necessidade de proteger a natureza. “Ao mesmo tempo que daremos essa assessoria técnica para identificar áreas prioritárias em Serra Negra, também teremos essa troca de mudas de lá para o Jardim Botânico do Recife, como estratégia de conservação da biodiversidade. É uma parceria na qual ambos ganham”, afirma.
A equipe do Botânico também deverá fazer uma mapeamento no entorno de açudes. A ideia é identificar a viabilidade de implantar sementeiras. Elas que “fabricarão” as mudas que, posteriormente, irão reflorestar espaços mais empobrecidos de vegetação na serra.
“Esse encontro, sem dúvidas, foi uma porta de entrada para alavancar iniciativas ambientais para Serra Negra que, por ser um brejo de altitude, necessita de um olhar mais cuidadoso das autoridades. E ver que a gestão de Bezerros está vestindo essa camisa me faz acreditar que todos estão juntos por uma mesma causa”, avalia um dos fundadores da Associação Serra Negra Verde, André Almeida, que participou do encontro no Recife.
Transformar a Mata Vertentes num jardim botânico, observa ele, fomentaria o turismo ecológico em Serra Negra, ao mesmo tempo que estimularia a preservação.
Iniciativa voluntária
Em abril deste ano, membros da Serra Negra Verde plantaram, ao longo de 1km, 50 mudas de ipês das espécies roxo, rosa e amarelo. A iniciativa voluntária contou com estudantes da Escola Municipal Joaquim Claudino de Oliveira e teve como principal intuito chamar a atenção sobre a importância de cuidar e preservar a natureza local. Antes do plantio, a criançada participou de um bate papo ambiental para entender seu papel como guardiã do meio ambiente.
Nenhum comentário