Gonzaga Patriota homenageia Silvino Firmino de Lima na Câmara dos Deputados
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) fez um discurso na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (05), em homenagem ao empreendedor Silvino Firmino de Lima. Em 1º de julho, o homenageado celebrou 100 anos ao lado de amigos e familiares – em evento o qual o parlamentar fez questão de prestigiar.
“Cidadão decente, criou uma grande família e eu tive a honra de ser seu contador e advogado por muitos anos. Estive em seu aniversário de 100 anos e já acertei de doar um outro boi para a celebração dos 110. Deixo para ele e sua família esse pronunciamento que registra sua vida de ética, trabalho, decência e exemplo para outros homens. Também, aqui, saúdo todos os salgueirenses e serra-talhadenses”, destacou o parlamentar.
Veja abaixo o vídeo:
Leia o pronunciamento registrado nos anais da Câmara dos Deputados:
Venho à Tribuna dessa Casa para destacar um personagem possuidor de incontestáveis qualidades morais, éticas e, sobretudo, humanas. Trata-se do Sr. Silvino Firmino de Lima, morador de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A vida deste homem é sinônimo de trabalho, de perseverança e de simplicidade.
No ano de 1917, precisamente no dia 1º de julho, quando na Europa ouviam-se os últimos retumbares de canhões nos horrendos campos de batalhas, na Primeira Guerra Mundial, nascia o nosso homenageado no sítio poço redondo, localizado na zona rural do povoado de Varzinha. Filho de Manoel Firmino de Lima e de Joaquina Filadélfia de Souza foi o mais novo de uma família de 11 irmãos. Casado com Maria Francisca de Lima (falecida) teve com ela 11 filhos: Lurdes (falecida), Paulo, Beta, Elias (falecido), Fernando, Guiminha, Neto, Aparecida, Carlinho, Gracinha e Marcelo.
Começou suas atividades na agricultura e na pecuária, ajudando ao pai na faina diária do campo. Desde muito jovem já demonstrava interesse pelas atividades comerciais. Ainda morando no sítio poço redondo, instalou uma pequena venda de estivas e de cereais, a fim de atender a comunidade local e alguns passageiros da estrada velha. No ano de 1939, construiu a primeira casa do povoado de Varzinha, às margens da rodovia central de Pernambuco, atual BR – 232. Por ironia no destino, naquele mesmo ano, bombas nazistas derrubavam milhares e milhares de casas no início da Segunda Guerra mundial provocada pelo megalomaníaco Adolf Hitler.
De uma pequena mercearia, colocada nas margens da estrada, passou a ser comprador de caroá, de milho, de algodão e de outros produtos, chegando a instalar seu primeiro posto de gasolina, equipado com toda infraestrutura de apoio aos caminhoneiros e viajantes. Tornou-se, portanto, o maior homem de negócios de toda aquela região.
Silvino Firmino nasceu com o dom que marca os homens empreendedores. Mesmo não sabendo ler, foi um dos maiores, senão o maior distribuidor de combustíveis no Sertão nordestino.
“Seu Silvino”, como é carinhosamente chamado, está presente em todos os momentos importantes do distrito de Varzinha, seja na fundação do povoado, na construção do cemitério, na construção da igreja, na energia com grupo gerador, no prédio da escola e, principalmente ajudando aos seus familiares. Foi ele quem também muito contribuiu para com o setor empresarial de Salgueiro (PE), cidade onde patenteou moradia e que o adotou como filho muito afetuoso.
Hoje, sóbrio, sereno, goza de boa saúde. A receita para a sua longevidade talvez dar-se ao fato de não cruzar os braços e acreditar que muito ainda a por fazer. Se nos perguntarem o que faz ele todos os dias, não pestanejaríamos em afirmar: Dando amor e carinho aos 9 filhos, 29 netos e 24 bisnetos nos intervalos de fiscalizações nos serviços das fazendas e no beber do leite das vacas enquanto os galos cantam.
Este é o “seu Silvino”, o nosso super-homem do Sertão que completou 100 anos de uma vida digna, honrada e produtiva no último dia 01 de julho e que tive a honra de comparecer a sua festa e dar o meu abraço.
Nenhum comentário