Participação política é tema da redação da Fuvest

Política foi o tema da redação da segunda fase da Fuvest, realizada neste domingo. Os candidatos a uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) tiveram de discutir a necessidade ou não de participar da vida politica no Brasil. O tema exato era: “Participação política: indispensável ou superada?”

A questão era acompanhada de cinco textos, incluindo um poema que exaltava a condição política natural do homem, uma tirinhas de jornal do cartunista Adão criticando a apatia política, um texto adaptado de Aristóteles e um do filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella. Os textos falavam tanto do esvaziamento das instituições políticas tradicionais quanto da necessidade de participar da política do País.

Além da redação, os candidatos também fizeram a prova de Língua Portuguesa. As questões de Literatura abordaram os livros “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, “A Cidade e as Serras”, de Eça de Queiroz, “Capitães de Areia”, de Jorge Amado e “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida.

Grande parte dos candidatos entrevistados pelo iG considerou a prova “tranquila”. “Muitas questões eram de interpretação de texto e estavam bem fáceis”, opinou Lucas Ferradans, 24 anos, que tenta uma vaga em Educação Física. “As de Literatura eram mais complexas, mas nada fora do normal.”

Paula Rotemberg, 18 anos, se mostrou surpresa com a pouca dificuldade que sentiu ao fazer a prova. “Achei as questões bem simples. Poucas cobravam conteúdo de gramática e o tema da redação era legal. Dava para optar por vários caminhos, escrever tanto sobre a sociedade antiga quanto sobre a atual”, afirmou a estudante, que presta Direito.

A candidata Manoela Carneiro, 17 anos, também fez a prova com tranquilidade, respondendo todas as questões. “Mesmo as de Literatura estavam fáceis. Dava pra fazer sem nem ter lido os livros obrigatórios”, afirmou a estudante, que busca uma vaga no curso de Engenharia da Computação.

A questão mais comentada entre os candidatos após a prova era a que abordava o livro “A Cidade e as Serras” e pedia uma definição do “miguelismo” e uma explicação sobre “a relação que há entre essa
corrente política e a história do Brasil”. “Achei esquisito, porque isso é conteúdo de História, não de Língua Portuguesa”, opinou Manoela.

Os amigos Daniel Teixeira Bussius, 18 anos, Maria Eduarda Camargo, 18 anos, e Rubens Valente, 17 anos, também reclamaram da questão. Mesmo tendo respondido todas as perguntas, os candidatos consideram a prova trabalhosa. “Algumas perguntas eram bem complicadas”, disse Maria Eduarda.

Fonte: IG

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.