Especialistas alertam que nova política europeia de resgate no mar ameaça vidas

Os imigrantes haviam deixado a África e seguiam a caminho da Europa pelo MediterrâneoDois especialistas em direitos humanos das Nações Unidas advertiram hoje (18) que a nova política da União Europeia (UE) sobre resgates no Mar Mediterrâneo ameaça vidas e viola padrões internacionais. A informação é da ONU News.

O relator especial sobre os direitos humanos de migrantes, Felipe González Morales, e o relator especial sobre tortura, Nils Melzer, declararam que o novo plano de ação proposto pelo bloco, incluindo um novo código de conduta para organizações operando barcos de resgate, “condena as pessoas a enfrentar mais violações de direitos humanos na Líbia”.

Segundo eles, a “solução não é restringir o acesso a águas internacionais ou usar tiros para ameaçar barcos, como a Líbia, segundo relatos, fez diversas vezes”. Para os relatores, essa medida “resultará em mais mortes de migrantes no mar e é uma violação da obrigação de resgatar pessoas em perigo”.

O novo código, elaborado pela Itália com apoio da Comissão Europeia, busca impedir barcos privados transportando refugiados para o país europeu a partir da costa da Líbia. A medida é parte de um novo plano para apoiar a Itália e reduzir pressão relacionada à chegada de migrantes. Os especialistas disseram que organizações internacionais estão fazendo “enormes esforços” com suas embarcações, realizando até 40% de todas as operações de busca e resgate no Mediterrâneo.

Líbia insegura

Morales e Melzer alertaram que a Líbia “não pode ser considerada um lugar seguro para o desembarque” dos migrantes e que a política da União Europeia “nega esse fato”. Eles destacaram que, de acordo com a lei internacional, “migrantes devem ter permissão de desembarcar no porto mais próximo onde suas vidas e liberdades não sejam ameaçadas”.

Os relatores advertiram que os migrantes que forem interceptados pela guarda costeira líbia “enfrentarão detenção sem prazo determinado em condições difíceis e desumanas, risco de morte, tortura e outras graves violações de direitos humanos, sem revisão judicial”.

Para lidar com o impacto desproporcional de migrantes e refugiados em países como Itália e Grécia, os especialistas defenderam que os mesmos sejam realocados nos outros 26 países europeus. Para Felipe Morales e Nils Melzer, esses países devem fornecer mais opções para o reassentamento de refugiados, proteção temporária, reunificação familiar, trabalho, residência, visitas, aposentadoria e vistos de estudo”.

No início da semana, a relatora especial das Nações Unidas sobre execuções extrajudiciais, sumárias e arbitrárias, Agnes Callamard, também criticou a mudança proposta no novo plano de ação europeu. Os relatores especiais e especialistas independentes são nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e trabalham de forma voluntária, sem receber salário. Eles não são funcionários das Nações Unidas e trabalham de forma independente de qualquer governo ou organização.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.