Não há previsão de chuva forte para o feriado de São João, diz Lamepe
O inverno começa na tarde desta terça-feira (21), mais exatamente às 14h16. Neste ano, a previsão dos meteorologistas é que, na estação mais fria do ano, a chuva fique na média ou até abaixo da média. Por isso, não é preciso se preocupar: deve chover no São João, mas as chuvas não serão fortes.
“Há uma tendência para que tenhamos chuva na noite junina, mas dentro da normalidade. Não tem previsão de chuva forte. Devem ser pancadas de chuvas fortes, no máximo moderadas. Então teremos uma noite junina com friozinho para se esquentar na fogueira. E, na sexta e no fim de semana, a tendência é de tempo bom”, diz a coordenadora do Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe), Francis Lacerda (foto).
Ela afirma que não é preciso se preocupar com julho e agosto, pois chuvas extremas não devem ocorrer nesses meses: “Não existe do ponto de vista técnico-científico condição para que a gente possa lançar uma expectativa de uma chuva extrema que possa causar transtornos aos pernambucanos. A gente não tem o que aponte na atmosfera condições de ventos extremos”.
A coordenadora do Lamepe compara a situação das chuvas neste ano com a de 2010. “No ano passado, tivemos um excesso de precipitação 40% além da média histórica. Neste ano, nós estamos 40% abaixo. Ou seja, nós temos um déficit de 60% para atingir a média histórica e temos só 10 dias. Mas, nesses 10 dias, provavelmente teremos chuvas, mas dentro da normalidade”, afirma.
Francis Lacerda explica a influência da temperatura da água do mar nas chuvas. “Para ter o processo de formação de nuvens na atmosfera, são duas as condições necessárias e suficientes. A necessária é que tenhamos o oceano aquecido para que ele evapore e, com esse vapor d’água são formadas as nuvens. Depois, precisamos de ventos para carregar essas nuvens para o continente, porque, na maioria das vezes, as nuvens precipitam no oceano”, diz.
Ela afirma que a água não está tão aquecida quanto precisaria estar e os ventos não estão tão fortes. “Hoje, nós temos o oceano com 26 °C, ele deveria estar com a temperatura entre 27 e 28 °C. Essa condição não é muito favorável para que tenhamos muita chuva”, conta a coordenadora.
Fonte: pe360graus.globo.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário