Força-tarefa encontra irregularidades trabalhistas em fazendas do norte na Bahia

Força-tarefa organizada pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAE/SJDHDS), iniciada em 24 de setembro, encontrou irregularidades trabalhistas em fazendas situadas nos municípios de Juazeiro, Casa Nova e Curaçá, no norte da Bahia. A Defensoria Pública da União (DPU) acompanhou as inspeções, realizadas em nove propriedades rurais, com a finalidade de prestar assistência jurídica gratuita aos trabalhadores resgatados.

Segundo o auditor-fiscal do Trabalho Alison Carneiro, integrante do Grupo Especial de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo na Bahia (GETRAE-BA), do Ministério do Trabalho, as infrações consistiram em não fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs), excesso de jornada, não fornecimento de água potável nas frentes de trabalho, não disponibilização de sanitários, entre outras. Como informou a auditora-fiscal do Trabalho do GETRAE-BA Larissa Moreira, no município de Curaçá as fazendas inspecionadas também mantiveram trabalhadores sem carteira assinada, que costumavam ser transportados nas caçambas de caminhões, prática vedada por lei.

A jovem M.C.S., de 16 anos de idade, natural de Curaçá, foi encontrada trabalhando como diarista em fazenda de cebola. Ela recebia R$ 40,00 por dia, trabalhando sem carteira assinada, exposta ao sol e sem o uso de qualquer EPI. No entanto, o trabalho de adolescente em local prejudicial à sua formação é proibido por lei.

O transporte de trabalhadores em caçambas de caminhões é vedado pela legislação de trânsito, pois acarreta risco à vida dos passageiros. “Na fiscalização, os agentes inspecionaram automóveis, solicitaram a apresentação da carteira de habilitação dos condutores e a documentação dos veículos utilizados pelas fazendas”, explicou o inspetor Renato Divino Ferreira, da Polícia Rodoviária Federal.

Colheita da cana de açúcar

Uma das situações mais graves encontradas foi na colheita da cana de açúcar, em fazenda situada em Juazeiro. Trabalhadores oriundos de outros estados e municípios trabalhavam havia sete horas consecutivas na atividade extenuante do corte da cana, sem direito a pausa ou ao fornecimento de refeições, utilizando EPIs danificados. A quantidade de água disponível também era insuficiente e os sanitários das frentes de trabalho não tinham condições de uso, como ressaltou o representante da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Admar Fontes Júnior. Todas estas irregularidades ensejaram a interdição da frente de trabalho.

O defensor público federal Átila Ribeiro, que acompanhou a força-tarefa, aponta que alguns alojamentos eram extremamente precários, sem local apropriado para a guarda de alimentos, pertences pessoais, ou espaços de lazer.

O Ministério Público do Trabalho receberá os relatório e autos de infração da Superintendência Regional do Trabalho e adotará medidas judiciais, como a assinatura de termos de ajustamento de conduta e cobrança de multas de até R$ 150 mil.

As informações são da Defensoria Pública da União. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.