Montadoras reduzem nº de trabalhadores parados e abrem 3,5 mil vagas no ano
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Exportações recorde e os números positivos de vendas internas nos últimos meses têm levado as montadoras a aumentar o ritmo nas fábricas no Brasil.
Para isso, funcionários que trabalhavam menos horas – e também ganhavam menos – retomaram a carga normal, e aqueles que estavam afastados temporariamente estão retornando.
O número de empregados com alguma restrição na jornada caiu a menos da metade em 2 meses. De 12.198 em julho para 5.831 em agosto, segundo a associação das fabricantes, a Anfavea.
Levantamento do G1 com montadoras e sindicatos aponta que:
- das 5 fabricantes de veículos que aderiram ao Programa Seguro Emprego (antigo PPE), que reduz carga-horária e salários, apenas a unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) se mantém nele;
- esta fábrica e a de São Bernardo do Campo (SP), também da Volks, são as únicas que ainda possuem funcionários em lay-off (suspensão temporária de contrato);
- 7 montadoras abriram 3,5 mil vagas no ano, até agosto: Ford, General Motors, Nissan, Renault, MAN, Toyota e Volvo, as duas últimas do segmento de caminhões e ônibus.
Ainda assim, até agosto, a indústria continuava trabalhando com cerca da metade da capacidade, segundo a Anfavea. O nível de emprego é semelhante ao 2016: 107,6 mil pessoas nas fábricas de carros, caminhões e ônibus, -0,5% a menos do que 1 ano atrás.
Fonte: G1
Nenhum comentário