Auditores fiscais cruzam os braços e fazem ato contra mudança da lei do trabalho escravo

Os auditores-fiscais do Trabalho de Pernambuco cruzam os braços e realizam nesta quarta-feira um ato público contra mudança da lei do trabalho escravo. A manifestação foi marcada para as 10h, em frente à Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco (SRT/PE), na Avenida Cais do Apolo, área central do Recife.

Os trabalhadores são contra à Portaria 1.129, publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de outubro pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. A portaria altera a forma de caracterizar o trabalho escravo no País, dificultando a prevenção, fiscalização e punição dos exploradores.

A mobilização acontece em todo o país e é comandada pelo Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (Sinait). Neste dia, todas as fiscalizações e atendimentos às empresas estarão suspensos. Na ocasião, a categoria irá destacar a realidade do combate ao trabalho escravo, apontar as fragilidades da Inspeção do Trabalho, como número insuficiente de Auditores-Fiscais, além das condições precárias de trabalho.

Participam da manifestação representantes do Ministério Público do Trabalho, Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (ABRAT), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPR), além de sindicatos de trabalhadores.

Dados- O número de trabalhadores resgatados de condições análogas ao trabalho escravo reduziu entre 2015 e 2016. No ano passado, foram realizadas 115 operações contra o trabalho escravo no país, resgatando 885 trabalhadores em condições análogas à escravidão.

O código penal Brasileiro considera que há trabalho escravo quando o trabalhador é submetido a jornada exaustiva, por dividas e condições degradantes. Pela nova Portaria as condições degradantes só serão consideradas se houver cerceamento da liberdade, ou seja, quando o trabalhador tiver o direito de ir e vir restrito.

Era uma atribuição da área técnica do Ministério do Trabalho incluindo o nome do empregador flagrado no crime de trabalho escravo na chamada Lista Suja. Neste caso o empregador fica impossibilitado de pedir financiamento e empréstimos em bancos públicos, além de outras penalidades. Agora a inclusão na Lista Suja só será possível se autorizada pelo próprio ministro do Trabalho, tornando a decisão meramente política.

Não era necessário boletim de ocorrência pra validar a fiscalização e iniciar as punições. Apenas um Auditor Fiscal do Trabalho era suficiente para validar a operação. Agora é obrigatório o boletim de ocorrência da autoridade policial para validar a fiscalização, o que burocratiza o processo.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.