60% das vagas do Programa CNH popular são destinas à mudança de categoria
O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) vai selecionar 18 mil pessoas para tirar ou reclassificar a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente. Como o programa CNH Popular prioriza as mudanças de categoria, 10.800 são para isso, enquanto 3.600 vagas são destinadas à primeira habilitação e a restante para alunos da rede pública com boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio.
De acordo com o coordenador do Departamento Estadual de Transito em Petrolina, Adalberto Bruno Filho, as vagas também estão divididas entre a Região Metropolitana do Recife, que vai receber 50% do total, e o interior do Estado, que divide o restante. “As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, no site do Detran-PE (www.detran.pe.gov.br), de 9 a 31 de janeiro. No endereço eletrônico estarão os pré-requisitos necessários para participar do programa”, avisou.
Podem participar da seleção para o programa pessoas inscritas nos Programas Bolsa Família e Chapéu de Palha, os egressos do sistema penitenciário, desempregados, alunos da rede pública e os trabalhadores com remuneração mensal de até dois salários mínimos. “As vagas priorizam a mudança de categoria, 60% serão destinadas para isso”, reforça, esclarecendo que o número de vagas para Petrolina depende da demanda de 2012. No primeiro ano, Petrolina se destacou como a cidade do interior pernambucano que mais inscreveu participantes no Programa CNH Popular. Em 2011, Ouricuri superou as expectativas.
Ainda segundo Adalberto Bruno, aqueles que querem concorrer à primeira habilitação devem ser maiores de 18 anos, saber ler e escrever, possuir documento de Identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovar domicílio no Estado de Pernambuco e não estar judicialmente impedido de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já aqueles que querem mudar de categoria e se habilitar na Categoria “C” já devem estar habilitados na Categoria “B” há, no mínimo, um ano, e não ter cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima nem ser reincidente em cometimento infração média nos últimos 12 meses. “O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 12 milhões no CNH Popular e já beneficiou cerca 37 mil pessoas contempladas”, explica.
Para habilitação na categoria “D”, é exigido que os candidatos sejam maiores de 21 anos e habilitados na categoria “B” há no mínimo dois anos, ou na Categoria “C”, há no mínimo um ano, e não ter cometido as infrações citadas anteriormente. Já para quem deseja a mudança para categoria “E” deve ter no mínimo um ano na “C” ou na “D”, possuir mais de 21 anos e não ter praticado as mesmas infrações já referidas.
A lista de classificados será publicada no site do Detran no dia 8 de fevereiro e, a partir do dia 27 do mesmo mês, começa a convocação do primeiro grupo de selecionados para comparecer à sede do órgão. No dia da apresentação, o beneficiado deverá comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição feita pela internet.
Fonte: Grande Rio FM
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário