Aeronáutica: apontar canetas a laser contra aviões pode causar acidentes

Você já deve ter visto canetas com laser em jogos de futebol. Agora, elas estão sendo apontadas para aviões. Quem faz, acha que é brincadeira. Para os pilotos, é um risco. Quem se diverte assim, pode ser preso por atentado ao transporte aéreo.

Parecem brinquedos inocentes, mas são capazes de grandes estragos se usadas inadequadamente. Só no ano passado, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 60 ocorrências envolvendo o uso das ponteiras a laser perto de aeroportos, apontadas para aviões em procedimento de pouso ou decolagem.

O Cenipa emitiu um alerta aos pilotos sobre a interferência do raio laser verde. Em um documento de divulgação operacional, um piloto relatou que teve a aproximação de pouso no aeroporto de Londrina, no norte do Paraná, prejudicada pelo laser que vinha de uma área descampada.

“Existe o risco, e o risco é sério. Quando um raio laser adentra a cabine de comando de um avião que esteja voando nas proximidades, no momento de pouso ou de decolagem, pode ofuscar um piloto, pode ofuscar os dois pilotos. Se os dois foram ofuscados, nós podemos ter um acidente de graves proporções”, diz Carlos Camacho, do Sindicato dos Aeronautas.

O problema é que esse tipo de luz pode atrapalhar pousos e decolagens, porque tem um alcance de 300 metros. De acordo com as leis brasileiras, quem for apanhado em flagrante apontando um laser para um avião, pode ser preso e enquadrado no crime de atentado contra o transporte aéreo, o que pode dar de dois a cinco anos de prisão. Em caso de acidente aéreo, o Código Penal prevê 12 anos de cadeia.

“É quase uma arma, porque você, além de causar uma lesão permanente em alguém, você pode causar acidente, levar a conseqüências às vezes, atrapalhando a vida daquela pessoa. Se ele for concentrado e pegar bem a área de visão central, que é a área macular, você pode ter uma perda de visão permanente”, alerta o presidente da Sociedade de Oftalmologia do Paraná, Ezequiel Portella.

No futebol, as maiores vítimas dos maus torcedores que levam as ponteiras a laser aos estádios têm sido os goleiros. “Quando passa no olho, você perde a visão total, praticamente some sua visão e você tem que procurar a bola de novo”, conta o goleiro do Atlético-PR, Márcio

Mas o uso do brinquedo no estádio de futebol já resultou em detenção de torcedor. Na final da Copa do Brasil, um torcedor flagrado com o laser foi tirado da torcida e vai ter de prestar 16 horas de serviços comunitários.

Para a promotora de Justiça de defesa do consumidor, Cristina Corso Ruaro, que aplicou a punição, o torcedor descumpriu o estatuto. A pena é de um a dois anos de prisão e multa para quem incitar a violência. “Foi um ato de violência. Essa caneta laser, pelo que sabemos, tem um potencial de causar uma ofensa à integridade corporal da pessoa”, explica a promotora.

“Quando um pai deixa o laser ao alcance de uma criança, ele estará fazendo o mesmo que deixar uma arma municiada ao alcance de uma criança”, destaca Carlos Camacho, do Sindicato dos Aeronautas.

Fonte: G1

 

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.