Formada por guardas municipais, brigada vai acompanhar casos de violência contra mulher no Recife
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Mulheres com medida protetiva por conta de algum tipo de violência e que são atendidas pelo Centro de Referência Clarice Lispector passam a contar agora com o apoio da Guarda Municipal do Recife. A Secretaria da Mulher lançou, nesta quinta-feira (7), a Brigada Maria da Penha, que vai atuar junto com a pasta para certificar que as vítimas estão em segurança e se as medidas estão sendo cumpridas.
O grupo é formado por quatro mulheres e quatro homens. Entre as responsabilidades estão o acompanhamento a equipe técnica da Secretaria da Mulher em atividades internas e externas como oitivas nas delegacias, audiências judiciais e visitas domiciliares.
A novidade foi sancionada pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), nesta quinta, no Clarice Lispector, na área central da capital pernambucana. O lançamento contou com a presença da secretária da Mulher, Cida Pedrosa.
A brigada vai monitorar por exemplo, se o agressor está descumprindo a distância estabelecida pela Justiça da casa ou do trabalho da vítima. Em caso de emergência, ela poderá ser acionada por meio de um telefone direto do serviço. O comando da equipe é realizado por uma mulher. De acordo com a pasta, esse cargo sempre será exercido por uma mulher.
“Esse novo apoio é super importante nessa grande luta que é o combate à violência contra a mulher. É mais um passo para a proteção das mulheres da cidade”, pontuou a secretária da Mulher, Cida Pedrosa.
A Brigada Maria da Penha conta com uma viatura exclusiva. Por dia, além da comandante, dois homens e duas mulheres farão o patrulhamento das medidas protetivas. A previsão dada pela secretaria é que a equipe comece a atuar nos primeiros casos em 30 dias.
Segundo a pasta, 83 mulheres atendidas pelo Clarice Lispector já solicitaram algum tipo de medida protetiva como monitoramento eletrônico. Ainda de acordo com a secretaria, em média, por mês, cerca de 100 mulheres do centro requisitam a medida. Por enquanto, apenas as mulheres que são acompanhadas pelo Clarice Lispector terão acesso a brigada.
Fonte: G1
Nenhum comentário