Bancada do Nordeste. Documento sobre problemática e potencialidades do Nordeste apresentado por Patriota repercute na Câmara
O documento apresentado nesta quarta-feira, 22, no Plenário da Câmara, pelo coordenador da Bancada do Nordeste na Casa, deputado Gonzaga Patriota (PSD-PE), discorrendo sobre a problemática social da região e revelando as potencialidades de cada um dos nove estados nordestinos provou inúmeras intervenções por parte dos parlamentares.
“Os pontos de vista colocados pelo deputado Gonzaga Patriota tem o nosso sentimento, a nossa concordância e sobretudo o nosso estímulo, para que o apelo e reclamações sique ele formula na tribuna, eles tenham guarida junto ao Poder Executivo e naturalmente dentro deste próprio plenário, quando nós tivermos que apreciar os vetos do Presidente Lula ao outorgo que estabeleceu novos quantitativos para redistribuição dos royalties do pré-sal nos vários Estados brasileiros”, disse o deputado Mauro Benevides (PMDB-CE).
Para o parlamentar cearaense “esses royalties são realmente importantes, porque, a julgar pelo nosso Estado, os royalties que seriam distribuídos no montante de 256 milhões passariam para 1 bilhão e 800. Então, a renda do Ceará seria acrescida com esse estímulo extremamente significativo para as finanças estaduais. Portanto, presto a minha adesão ao deputado Patriota, sobretudo por esse lineamento das medidas macro prudenciais que ele defende neste instante na tribuna da Câmara dos Deputados”.
O deputado piauiense Marllos Sampaio (PMDB), ao apatear o deputado Gonzaga Patriota, revelou que “muito me anima saber do envolvimento para buscar elevar o Nordeste, porque eu sinto uma certa discriminação, no que toca o Piauí e a alguns estados da região. Faltam muitos investimentos. Os programas sociais chegam ao Piauí, mas precisamos também de grandes obras de infraestrutura, que no meu estado”.
Ele lembrou tanto o ex-presidente Lula, como a presidente Dilma tiveram a votação máxima no Nordeste e no Norte. “Por que é só tudo para o Sudeste, para São Paulo e para o Rio? Sinto que há uma dívida histórica com o Nordeste. Lula é de Pernambuco, Dilma teve o apoio de Lula, então, tem que olhar mais para o Nordeste. Parece que só vão migalhas para o Nordeste, como se fosse o patinho feio da Nação. Se olha só o empresariado, os grandes banqueiros e se deixa os mais humildes, os mais pobres, de lado. Então, que continue essa luta, e que consigamos mais recursos para o Nordeste”.
Para o deputado alagoano, Givaldo Carimbão (PSB), disse sentir orgulho de Gonzaga Patriota, o Coordenador da Bancada do Nordeste. “Um dos Deputados mais antigos na Casa é também um deputado que conhece e que vive em um estado e em uma região onde a transformação do sertão de Pernambuco deu-se exatamente pela produção agrícola e industrial”.
Carimbão disse que o Nordeste tem sido alvo só de discursos, mas as ações não tão efetivas. “Entendo perfeitamente que o Presidente Lula avançou, sem sombra de dúvida, na duplicação, por exemplo, saindo do Maranhão e chegando à Bahia, isso é fundamental; na transposição levando água para o Ceará, nós sempre discutimos, e acho que tem dado respostas ao Estado de Alagoas, principalmente quando se investe na questão do saneamento básico. Já são 5 cidades, vão ser mais 20 agora no PAC 2, no semi-árido do Nordeste, em Alagoas; e o Água para Todos, que é o discurso da bancada do Nordeste, é fundamental”.
O coordenador da Bancada do Norte na Câmara, deputado Átila Lins também aprteou Patriota e disse que os problemas dos nove estados do Nordeste são similares com os dos sete estados do Norte. Ele elogiou a luta conjunta dos deputados das duas regiões e revelou que estamos esperando a confirmação de uma audiência com a ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social) para que as duas bancadas discutam as ações concreta do Programa Brasil Sem Miséria.
“O trabalho que o coordenador do Nordeste tem feito é maravilhoso. Queremos, com essa experiência colocar a Região Norte ao seu lado, para, juntos, podermos debelar a pobreza e a miséria”.
Fonte: Política Real
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Senhor Deputado, não devo parabenizá-lo pelo brilhante trabalho, pois além de ser suspeito para tal, entendo que o senhor está fazendo sua parte, o que todos os políticos deveriam fazer…
Parabenizo, portanto, todos os Nodestinos, cuja região agora está sendo vista com bons olhos.
Fraternalmente,
Geralvinho Patriotra