Petrolina receberá investimento da Chesf em energia solar
A Chesf vai investir R$ 70 milhões nos próximos quatro anos, em três unidades de teste de geração de energia solar e um laboratório de estudo de armazenamento em Petrolina. O objetivo da estatal é adquirir conhecimento em três tecnologias distintas para geração solar.
A afirmação foi feita pelo presidente da Chesf, João Bosco de Almeida, para quem a inserção da energia solar em grande escala no sistema nacional ainda é uma incerteza. “Precisamos ainda definir a tecnologia que será mais interessante neste novo universo”, disse Almeida, que participou do congresso de geração de energia EnerGen LatAm 2012.
De acordo com O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, uma das principais questões do estudo trata do incentivo da utilização de energia solar nas residências, com a instalação de medidores inteligentes, que medirão a energia que entra e que sai das casas.
“A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) já colocou isso em audiência pública e a EPE está fazendo analises de outras medidas que poderiam ser desenvolvidas pelo governo para a instalação de painéis fotovoltaicos nas residências se tornar mais atrativa”, disse Tolmasquim, destacando a importância da criação de preços competitivos para esta fonte no setor.
Do VE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário