No Recife, Justiça condena seis acusados de cometer chacina

Depois de cerca de 10 horas de julgamento no Fórum Rodolfo Aureliano, na Ilha Joana Bezerra, área central do Recife, o juiz Ernesto Bezerra Cavalcanti condenou seis de sete suspeitos de cometer uma chacina em 2006, na Zona Norte da capital pernambucana. O conselho de sentença aceitou em parte as acusações da promotoria. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (3) e se encerrou por volta das 21h, quando o juiz leu a sentença dos réus.

De acordo com a participação de cada réu na morte das cinco pessoas, as penas foram decididas. Ezequiel José de Oliveira foi condenado a 86 anos e seis meses de prisão em regime fechado; Ubiratan Nascimento da Rocha e Nilton Alves de Santana Filho, a 84 anos e seis meses de prisão em regime fechado; Anderson Cezar Ferreira Fraga e Evandro Silva dos Santos, a 54 anos e seis meses em regime fechado; e Luiz Fernando , a três anos e seis meses em regime aberto, pois foi acusado apenas de formação de quadrilha, não tendo participado dos homicídios.

Um dos réus não foi julgado nesta quinta-feira (3), pois seu advogado alegou que o tempo de defesa era insuficiente para a exibição de um vídeo, que não estava nos autos do processo. Como o pedido não foi concedido, eles deixaram o júri. A data do novo julgamento desse suspeito será definida na próxima semana e ele foi encaminhado de volta para a cadeia.

O julgamento começou com um interrogatório dos seis suspeitos, por volta das 10h da manhã. Depois, os representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) tiveram duas horas e meia para expor sua tese, sendo seguidos pela defesa, que teve o mesmo tempo para apresentar os argumentos. O MPPE não pediu réplica, por isso também não houve tréplica da defesa.

Os réus foram julgados por prática de crime hediondo, formação de quadrilha e homicídio duplamente qualificado – por motivo fútil e sem dar chance de defesa às vítimas. Também foram condenados por tentativa de homicídio duplamente qualificado, cuja vítima foi uma criança, que sobreviveu à chacina.

Os crimes ocorreram na comunidade de João de Barros, no bairro de Campo Grande. Duas das vítimas teriam comprado, mas não teriam pago por grande quantidade de pedras de crack à quadrilha comandada por Ezequiel de Oliveira. Já as outras três vítimas, segundo a polícia, foram executadas para não servir de testemunhas. Os assassinatos aconteceram na casa de uma das vítimas.

De acordo o Tribunal de Justiça de Pernambuco, os defensores, com exceção da defesa de Luiz Fernando, irão recorrer das penas.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.