Carrefour recebe proposta para fusão com Pão de Açúcar
A rede varejista francesa Carrefour anunciou ter recebido uma proposta para fundir suas operações no Brasil com as do Grupo Pão de Açúcar. Se efetuada, a transação criará a maior empresa brasileira de varejo.
Pela proposta, as ações da unidade brasileira do Carrefour seriam fundidas às da CBD (Companhia Brasileira de Distribuição), que por sua vez seriam unidas ao recém-formado fundo de investimento Gama (administrado pelo banco BTG Pactual).
A Gama informou que a proposta prevê sua adesão ao atual acordo de acionistas do Carrefour e que sua movimentação seria combinada aos fundos Blue Capital, Colony Blue Investor e Groupe Arnault (donos de 14% do Carrefour).
No último dia 21, o Carrefour havia informado que pretendaia manter o controle da unidade brasileira, vista como crucial para o crescimento da companhia. Na reunião anual de acionistas realizada então, um representante do conselho diretor disse que o Carrefour não vai abrir mão do controle majoritário de sua divisão no Brasil.
Em meio aos receios de que o Carrefour possa vender seus negócios em mercados emergentes de grande crescimento, o executivo-chefe, Lars Olofsson, destacou que está comprometido com essas regiões.
De acordo com o executivo, a estratégia do Carrefour é ser líder em países como Brasil, China e Indonésia. Olofsson afirmou ainda que está aberto a oportunidades de crescimento nos mercados emergentes.
Fonte: R7
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário