Bovespa sobe aos 66 mil pontos, o maior valor em quase 10 meses
A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) fechou em alta nesta quinta-feira (16) e voltou ao nível de 66 mil pontos, que não era atingido desde abril do ano passado.
O Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) subiu 1,18%, aos 66.141,70 pontos. É a maior pontuação da Bolsa em quase 10 meses. A maior até então havia sido registrada em 27 de abril do ano passado, quando o índice marcou 66.264,47 pontos. No acumulado do ano, a Bovespa já ganha mais de 16%.
A cotação do dólar comercial fechou em queda de 0,25%, a R$ 1,719 na venda.
O resultado da Bolsa ocorreu após declarações de autoridades europeias de que o acordo de resgate à Grécia deve ser selado na próxima segunda-feira. Também foram divulgados dados positivos dos EUA.
“O mercado abriu pesado pela ameaça de rebaixamento de bancos europeus pela Moody’s e pela possibilidade de não liberaram financiamento para a Grécia até as eleições de abril”, afirmou o estrategista-chefe da SLW, Pedro Galdi.
“Mas os dados de auxílio desemprego vieram bons e autoridades europeias desmentiram a notícia de que só iriam ajudar a Grécia em abril”, completou.
O número de pedidos iniciais de auxílio-desemprego nos EUA caiu inesperadamente na semana passada, para perto da mínima em quatro anos.
Na Europa, autoridades disseram que propostas de alguns países da zona do euro de adiar o debate sobre ajuda à Grécia até as eleições no país não tiveram apoio.
Isso aliviou a tensão criada mais cedo, após a agência de classificação de risco Moody’s alertar que pode rebaixar a classificação de crédito de 17 instituições financeiras globais.
Bolsas internacionais
O índice Dow Jones Industrial, o principal dos EUA, fechou nesta quinta-feira em alta de 0,96%, em um dia marcado pela divulgação de dados macroeconômicos melhores do que o previsto nos Estados Unidos.
As principais Bolsas europeias encerraram em leve baixa. O índice FTSE 100, de Londres, terminou em baixa de 0,12%, aos 5.885 pontos; em Frankfurt, o DAX caiu 0,09%, para 6.752 pontos; e em Milão, o FTSE MIB perdeu 0,87%, indo a 16.369 pontos.
As Bolsas de Valores asiáticas fecharam em baixa, com outro atraso na concessão de um resgate internacional para a Grécia destacando o longo caminho que a Europa ainda precisa percorrer para resolver a crise de dívida, que ameaça a estabilidade de todo o sistema financeiro.
(Com informações da Reuters)
Fonte: Uol Notícias
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)





Nenhum comentário