Saiba como manter o sono com o fim do horário de verão

Na virada deste sábado (25) para o domingo (26), com o fim do horário de verão, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão atrasar seus relógios em uma hora. Essa horinha a mais todos os dias pode aumentar a probabilidade de alterações de sono ao longo da próxima semana.


Em longo prazo, podem ser prejudiciais a produtividade no trabalho e arriscado para quem precisa dirigir ou fazer tarefas cuja sonolência não pode ter vez.

Para evitar a bagunça no sono e mantê-lo em ordem, veja abaixo as dicas dadas por especialistas consultados pelo R7.

Mantenha o sono em ordem depois do horário de verão
Especialistas dão dicas de como dormir bem e de hábitos que devem ser evitados

Para dormir bem
– Escolha um ambiente escuro, silencioso e com temperatura amena;
– Tente sempre dormir no mesmo horário;
– Fique atento à luminosidade: deixar a janela entreaberta ou com uma fresta de cortina aberta, antes de dormir, faz o sol iluminar o quarto durante a manhã. Isso ajuda nos primeiros dias a quem precisa acordar cedo.
Evite
– Assistir à televisão ou acessar o computador antes de dormir;
– Consumir café ou chá-preto antes de repousar;
– Fazer exercícios físicos muito fortes após as 21h;
– Alimentar-se demais no jantar ou dormir sem comer;
– Tomar banho muito frio ou muito quente.
Fonte: Anna Karla Smith, neurologista e especialista em sono da Unifesp, e Jacob Faintuch, clínico-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo

Respeitar relógio biológico

O primeiro passo para manter o sono em dia é respeitar os horários do relógio, ou seja, tentar ao máximo seguir a rotina. Se você costuma dormir às 22h, faça o mesmo depois da mudança de horário, por mais que sinta sono mais cedo, ensina a neurologista Anna Karla Smith, especialista em sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Respeitar o relógio biológico é muito importante para manter o sono em ordem e evitar a sonolência ao longo do dia, ensina a neurologista.

– Tente sempre dormir no mesmo horário. Uma irregularidade dificulta mais ainda que o seu relógio biológico entenda seu horário. Quando a gente dorme, há alterações psicológicas e hormonais que dependem da regularidade do sono.

A médica indica ainda deixar a janela entreaberta ou com uma fresta de cortina aberta, antes de dormir, para deixar o sol iluminar o quarto durante a manhã.

– A luminosidade inibe a mobilização do hormônio melatonina que promove a sonolência. Ele começa a ser liberado quando escurece.

Evitar assistir à televisão ou acessar o computador antes de dormir também ajuda a cair no sono mais rápido.
Não caia na tentação de tomar café, chá-preto ou fazer exercícios físicos muito fortes após as 21h se quiser regularizar o sono, ensina o clínico-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo, Jacob Faintuch.

Para o clínico, se alimentar demais no jantar, ir dormir sem comer, tomar banho muito frio ou muito quente, e ler livros ou ver filmes muito estimulantes nas horas que antecedem o sono também atrapalha a dormir.

– O horário de verão não é a única instância que desequilibra o organismo. Novos turnos de trabalho ou viagens internacionais podem agir da mesma forma, lembra.

Para manter a saúde, esses cuidados com o sono devem ser constantes o ano todo, já que a dificuldade de dormir ou de acordar pode predispor o paciente a problemas cardíacos.

– O infarto, por exemplo, costuma ocorrer algumas horas depois de acordar e, principalmente, na segunda-feira, dia que o estresse comumente aumenta.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.