Depressão na gravidez pode gerar bebês com problemas de crescimento

Bebês nascidos de mães com depressão podem ter um crescimento lento, segundo uma pesquisa publicada na edição desta semana no periódico Archives of General Psychiatry. O estudo, conduzido no Hospital Erasmus MC – Sofia, na Holanda, ainda sugere que grávidas que tomam antidepressivos, e que portanto apresentam menos sintomas depressivos, aumentam o risco de o filho ter problemas de desenvolvimento cerebral.

As mulheres sofrem muitas variações de humor durante a gravidez, como stress, confusão, medo, tristeza e inclusive depressão. De acordo com a pesquisa, anteriormente acreditava-se que o uso de medicamentos antidepressivos por gestantes era seguro, mas os autores do novo estudo sugerem que isso pode ser questionável. Eles observaram que mulheres que tomam esses remédios, embora apresentem menos sintomas de depressão, aumentam o risco de seus bebês apresentaram crescimento da cabeça mais lento do que o normal, podendo prejudicar o desenvolvimento do cérebro. “Esses medicamentos podem atravessar a placenta e perturbar o equilíbrio da serotonina, um neurotransmissor importante para o crescimento do cérebro em desenvolvimento. Estudos anteriores feitos em animais já haviam demonstrado que essa perturbação pode provocar um efeito adverso sobre o desenvolvimento cerebral”, afirma Hanan Marroun, que coordenou o estudo.

A pesquisa — Para chegar a essa conclusão, a equipe de Marroun avaliou 7.696 mulheres: 91,3% apresentavam pouco ou nenhum sintoma depressivo; 7,4% tinham sintomas depressivos clinicamente relevantes; e 1,3% fazia uso de antidepressivos. A cada três meses, as grávidas respondiam a um questionário e os médicos analisavam os bebês por meio de ultrassom.

Os resultados mostraram que as mulheres que não apresentavam sintomas de depressão tiveram os bebês que cresceram, tanto no corpo quanto na cabeça, mais rapidamente do que os filhos de mães com depressão. Além disso, os bebês das grávidas que faziam uso de antidepressivos eram os que tinham o crescimento da cabeça mais lento, embora o corpo e desenvolvesse em níveis normais. Segundo os pesquisadores, o lento crescimento da cabeça de um feto pode acarretar o lento desenvolvimento cerebral.

“O feto tem um mecanismo que assegura que o desenvolvimento cerebral não seja interrompido em condições adversas. Se, por exemplo, há falta de nutrição ou de oxigênio, a pele e o fígado são afetados por um lado, mas poupam o cérebro”, afirma Marroun. “O fato de a exposição aos antidepressivos afetar o crescimento da cabeça e não do corpo todo significa que a substância é prejudicial especificamente ao desenvolvimento cerebral. Mais pesquisas são necessárias para que conheçamos os efeitos disso a longo prazo.”

Fonte: Revista Veja

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.