Maria Rita ressalta laços musicais com a mãe Elis em show-tributo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
“Nossos universos se encontram nessas duas canções”, afirmou Maria Rita antes de cantar “Essa Mulher” (Joyce/ Ana Terra) e “Se Eu Quiser Falar com Deus” (Gilberto Gil) na pré-estreia da temporada de “Viva Elis”, nessa segunda-feira (19), no Vivo Rio (RJ).
Além das já tão comentadas semelhanças vocais, a cantora procurava laços ainda mais profundos de parentesco entre seu trabalho e o de Elis Regina (1945-1982).
Depois de quase uma década se recusando a interpretar qualquer canção que já tivesse sido gravada por Elis (a exceção é “Amor Até o Fim”, que registrou no DVD “Banda Dois”, com o autor Gilberto Gil), Maria mostrou nesse show nada menos do que 28 temas do repertório da mãe.
“É importante que se perceba que isso aqui é única e exclusivamente uma homenagem”, frisava o tempo todo, tentando prevenir-se de inevitáveis comparações.
Vieram canções de Belchior (“Como Nossos Pais”), Tom Jobim (“Águas de Março”), Chico Buarque (“Tatuagem”), Fátima Guedes (“Onze Fitas”), Ivan Lins (“Madalena”), Gonzaguinha (“Redescobrir) e Jorge Ben Jor (“Zazueira”), entre outras.
“Ela [Elis] costuma dizer que, se Deus tivesse voz, seria a voz de Milton Nascimento. Herdei a relação que ela tinha com ele”, disse, antes de cantar o bloco final da apresentação, dedicado ao artista mineiro, que incluía “Morro Velho”, “O que Foi Feito De Vera” e “Maria Maria”.De Rita Lee e Roberto da Carvalho, fez “Alô Alô Marciano” e a desconhecida “Doce de Pimenta”, que, mesmo composta por encomenda, Elis nem chegou a gravar em disco –só teve tempo de registrar em especial de TV junto com Rita. Entre uma e outra, colocou a também pop “Aprendendo a Jogar”, hit criado por Guilherme Arantes.
Além do próprio Milton Nascimento, estavam na plateia os compositores João Bosco (de quem Maria cantou “O Bêbado e a Equilibrista”), Tunai (lembrado por “Agora Tá”) e Moraes Moreira (pai do guitarrista –e namorado– da cantora).
A estreia oficial de Maria Rita cantando Elis acontece em Porto Alegre, no dia 24/3. Depois, a turnê passa por Recife (1/4), Belo Horizonte (8/4), São Paulo (22/4) e volta ao Rio (29/4). Os espetáculos vão acontecer sempre em espaços abertos e serão gratuitos.
Fonte: Folha.com
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário