Egito tem novo conflito ligado a futebol com feridos e uma criança morta

Violência em estádio de futebol egípcio, em fevereiiro de 2011 (2011)Dezenas de pessoas ficaram feridas e um menino de 13 anos de idade foi morto, durante um confronto entre torcedores de futebol no Egito e forças de segurança.

O enfrentamento ocorreu após a equipe do al-Masry ter sido suspensa por dois anos, como punição por um confronto violento em seu estádio, em fevereiro, em que 74 pessoas foram mortas.

A suspensão do al-Masry significa que o time ficará impedido de participar de competições até o final de 2013.

Segundo o jornal al-Ahram, o menino de 13 anos morreu em um hospital após ter levado um tiro nas costas.

O Exército tentou impedir que os torcedores revoltosos alcançassem o Canal de Suez, o que gerou enfrentamentos.

A agência de notícias Reuters afirmou que outras duas pessoas estão hospitalizadas após terem levado tiros.

Histórico

O time do al-Ahly, que disputava o jogo contra o al-Masry em fevereiro, também sofreu uma punição, ainda que mais branda.

A equipe terá de disputar quatro jogos sem a presença de sua torcida. E o treinador e capitão da equipe foram suspensos e terão de pagar multas.

Jovem torcedor carrega caixão de pessoa morta em  violência em estádioOs torcedores do al-Ahly, que foram o principal alvo da violência da torcida rival, em fevereiro, consideraram a punição aplicada ao al-Masry muito branda e anunciaram que realizarão um protesto no estádio de sua equipe neste domingo.

Os dois times são rivais históricos, cujos jogos sempre exigiram segurança reforçada.

A partida realizada em fevereiro terminou com uma vitória do al-Masry sobre o rival por 3 a 1, mas assim que o jogo terminou, torcedores do time vencedor invadiram o campo, agredindo jogadores e torcedores do al-Ahly.

Acusação

Na ocasião, houve relatos de que a polícia teria deliberadamente deixado de coibir a violência dos torcedores ou até mesmo permitido que alguns trouxessem facas e outras armas para dentro do estádio.

O confronto com mortos provocou uma onda de protestos violentos e choques com as forças de segurança que matou outras 16 pessoas.

Na semana passada, o promotor-chefe do Egito indiciou 75 pessoas por assassinato ou negligência em conexão com a violência ocorrida em fevereiro. Nove policiais estavam entre os punidos.

Os torcedores de futebol mais fervorosos do Egito, conhecidos como ”ultras”, são famosos pela violência.

Eles também tiveram um papel importante nos protestos que provocaram a queda do presidente Hosni Mubarak, no ano passado, em especial os fãs do al-Ahly.

Por isso, muitos no Egito acreditam que a violência de fevereiro passado teria sido orquestrada pelo regime ou teria contado com o consentimento de autoridades oficiais, como uma forma punir os torcedores da equipe.

O campeonato egípcio foi cancelado por conta da violência do mês passado e ainda não foi retomado.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.