Saúde escolhe empresa criticada em parecer

O Ministério da Saúde ignorou um parecer técnico e selecionou a empresa Premier para fornecer a alimentação para mil funcionários e pacientes do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio. A empresa ficou em primeiro lugar na licitação aberta no mês passado, mas, de acordo com a nutricionista responsável pela vistoria na cozinha da Premier, ela não teria condições de prestar o serviço. No documento, obtido pelo GLOBO, Ana Cláudia Dias relatou que há insetos no espaço onde são preparados os alimentos, na padaria e até onde são limpos os recipientes onde a comida é transportada.

Contrato de R$ 13,4 milhões ainda pode ser questionado

O contrato com a Premier está estimado em R$ 13,4 milhões, mas ainda há espaço para recursos das concorrentes e questionamento do próprio hospital. No parecer da nutricionista da Rede Hospitalar Federal do Rio, também é levada em consideração a dificuldade de transporte dos alimentos. A inspetora mostrou no parecer que a cozinha da empresa fica no bairro de Cosmos, a 53 km do hospital. De acordo com ela, o trajeto mais rápido é pela Avenida Brasil que fica congestionada exatamente nos horários de distribuição do almoço e do jantar.

Além de correr o risco de atrasar a refeição para os pacientes de alta complexidade, o tempo para o envasamento do alimento e o de transporte é “demasiadamente extenso e suscetível a vários riscos e intercorrências”, ou seja, o risco de contaminação e de infecções é grande.

“O objetivo do pregão em questão é a manutenção de prestação de serviços de produção de nutrição normal e dietética obedecendo aos padrões de segurança alimentar e nutricional (…) prevenindo, reduzindo ou eliminando os riscos de desnutrição, infecção, auxiliando os processos de recuperação e de reabilitação dos pacientes internados, diminuindo assim o período de internação e os custos hospitalares”, diz o parecer técnico de Ana Cláudia.

Preparo da comida não é feito separadamente

A nutricionista relata que não há divisão na hora de preparar a comida, o que pode levar os funcionários a confusões na comida dos pacientes. Também não há computadores para receber pedidos especiais feitos pelos médicos, como cardápio diferenciados para determinados doentes.

O pregoeiro do ministério da Saúde, Manoel Vieira Peixoto Junior, diz sucintamente, em seu parecer, que a Premier prestou informações e que tem licença da Vigilância Sanitária para operar. E que os fatores distância, reposição e sistema informatizado não foram previstos no edital da licitação e que, por isso, não podem ser levados em consideração. O Ministério da Saúde diz que o resultado da licitação ainda não está totalmente homologado e pode haver mudança no resultado.

No mesmo relatório, a nutricionista diz que visitou a empresa Sanol, que fica a 10km do hospital. O espaço tem capacidade para cinco mil refeições, é bem equipada, tem fluxo adequado e área distinta para envase e distribuição, controla a temperatura por equipamentos durante o transporte das refeições e tem um sistema informatizado para solicitações de dietas, segundo a nutricionista.

Peixoto afirmou que não daria opinião sobre a segunda empresa porque não solicitou à nutricionista que ela fosse visitada. Na Premier, uma funcionária informou que não havia ninguém da empresa para dar explicações ontem.

Fonte: O Globo

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.