Orla inacabada causa transtornos

Todos os dias o vendedor de picolé e água mineral Laurentino Rodrigues, de 48 anos, sai de sua residência no bairro de Amaro Branco, em Olinda, até a orla marítima de Casa Caiada, para comercializar os seus produtos. Nesse intervalo de tempo, em cima de uma bicicleta, um grande obstáculo a ser enfrentado por ele: trafegar com segurança no entorno da orla de Olinda com destino a Casa Caiada.

Isto porque, em pouco menos de um ano, por duas vezes o vendedor foi vítima de motoristas que trafegavam no local. “Vai fazer um ano que por duas vezes cai por conta dos carros. Nas duas vezes eu estava passando pela ciclovia e os carros estacionados não respeitaram a minha passagem. Com isso, cai com caixa e tudo”, contou o vendedor.

A dificuldade de Laurentino é maior porque as ciclovias estão apagadas ou simplesmente não existem. “Tenho problema em transitar com a bicicleta. Os carros não respeitam o caminho dos ciclistas. Além disso, a pintura das ciclovias está apagada. Às vezes ando pelo calçadão e os pedestres reclamam”, acrescentou.

Entretanto, o problema do vendedor e ciclista assim como de centenas de transeuntes que passam diariamente pela orla de Olinda está com os dias contados. Precisamente em um prazo de oito meses. Pelo menos esse é o prazo que a Prefeitura de Olinda estipulou para concluir os trabalhos de revitalização de toda a orla marítima do município, que envolve as praias de Bairro Novo, Casa Caiada e Rio Doce. Ontem, funcionários do órgão já trabalhavam nos serviços de revitalização.

Os trabalhos, segundo a prefeitura, estão sendo realizados por trechos para não atrapalhar o trânsito e o fluxo local. Em Bairro Novo, primeiro local a receber os reparos, a ação é para a recuperação do calçadão com implantação de ciclovia e revitalização de seus equipamentos como bancos e lixeiras. Já em Casa Caiada e Rio Doce, o trabalho é de construção da orla. Inclusive, com a demolição de algumas casas que já foram desapropriadas, em Rio Doce, para dar continuidade ao projeto.

Os reparos fazem parte do Projeto de Revitalização da Orla, que havia começado no ano passado, mas, por problemas na Justiça por conta de casas das proximidades, teve que parar. “Houve uma paralisação por conta das casas que seriam desapropriadas. Mas agora estamos retomando e se tudo correr bem entregaremos os serviços em novembro próximo”, informou a secretária de obras de Olinda, Hilda Gomes. Os trabalhos foram iniciados no último dia 19.

Os recursos são na ordem de R$ 20 milhões, sendo 4% contrapartida da Prefeitura de Olinda (aproximadamente R$ 800 mil) e o restante do Ministério do Turismo. “Já realizamos as obras de contenção da orla, nas partes que precisavam, agora vamos dar continuidade aos serviços de urbanização”, acrescentou a secretária. Até lá, os ciclistas terão que dividir o espaço da via pública com os carros ou mesmo com os pedestres em pleno calçadão.

Fonte: Folha PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.