Curso capacita policiais em Mediação de Conflitos
Começou nesta segunda (04) e segue até sexta-feira (08), em Petrolina, o curso de capacitação em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos para Polícia Militar. Mais de 40 policiais estão participando do encontro que acontece na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape).
A mediação representa uma forma consensual de resolução de controvérsias, na qual as partes, por meio de diálogo franco e pacífico, têm a possibilidade, elas próprias, de solucionarem seu conflito, contando com a figura do mediador, terceiro imparcial que facilitará a conversação entre elas.
De acordo com o secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH) de Pernambuco, Paulo Moraes que participou da aula inaugural, a mediação de conflitos entra como uma metodologia de se resolver os conflitos de forma a evitar que se transforme uma pequena situação em uma violência e daí seja necessário acionar o Judiciário.
O comandante do Policiamento do Sertão 2, coronel Elimar Lopes de Almeida lembrou que o curso está inserido na proposta do Pacto pela Vida. “Dentro dessa parte de prevenção, o curso capacita policiais e líderes comunitários a resolverem conflitos de forma pacífica, dialogada”, reforçou. O curso vai abordar temas como direitos humanos no contexto da segurança pública tipos de conflito, o conceito de mediação e cultura do diálogo. Também participam policiais militares da Bahia.
Fonte: Gazzeta
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário