Vendas de veículos crescem 20% em março, aponta Fenabrave

As vendas de veículos no mês de março apresentaram alta de 20,47%, na comparação com fevereiro, segundo o balanço da Federação Nacional de Veículo Automotores (Fenabrave), divulgado nesta segunda-feira (2). Entre automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões, foram emplacadas 300.592 unidades, contra 249.519 do mês anterior, que teve menos dias úteis.

Em relação a março de 2011, no entanto, houve queda de 1,81% -o resultado era inesperado porque em março passado houve menos dias úteis devido ao carnaval que, neste ano, ocorreu em fevereiro.

No acumulado de 2012, com 818.387 unidades, a venda de veículos também registra pequena baixa, de 0,82%, na comparação com 2011 (825.126 veículos). A entidade vem afirmando que a restrição aos empréstimos tem refletido nos números de vendas de automóveis, além dos de motos. A Fenabrave, porém, diz que mantém a expectativa de crescimento para o ano.

Por segmentos
Na comparação mensal, houve alta em todos os segmentos. No de automóveis e comerciais leves ela foi de 20,46%, com 284.166 unidades comercializadas em março contra 235.892 em fevereiro. O número, no entanto, ficou abaixo da previsão da entidade, que era de 288.759 emplacamentos no mês.

Também cresceram os segmentos de caminhões (22,15%), com 13.309 vendas, e de ônibus, 14,13%, que somou 3.117 unidades emplacadas.

O segmento de motos, contado à parte, subiu 23,02%, com 165.628 unidades comercializadas contra 134.639 em fevereiro.

Na comparação anual, no entanto, apenas o de ônibus e o de motos subiram. O primeiro registrou alta de 6,53%. O segundo, de 3,33%. Para automóveis e comerciais leves, houve queda de 1,58%. Para caminhões, a baixa foi de 8,14%.

Uno supera Gol
A Fiat liderou as vendas de automóveis e comerciais leves em março, com 66.025 veículos emplacados, e manteve os 23% de participação registrados em fevereiro. Em segundo ficou a Volkswagen, com participação de 20,58%, alcançando 58.482 emplacamentos. A General Motors permanece em terceiro, com 45.176 unidades, equivalendo a 15,9% do mercado.

Entre os carros mais vendidos, o Fiat Uno superou o Volkswagen Gol pela primeira vez no ano, encabeçando a lista de mais vendidos em março com 23.109 unidades emplacadas (inclundo as vendas do Mille) contra 21.030 do rival. Em terceiro permaneceu o Fiat Palio, com 13.459 unidades.

A diferença maior entre os dois líderes se deve, sobretudo a vendas diretas, onde o Uno registrou 11.216 emplacamentos contra 8.082 do Gol. O carro da marca alemã, no entanto, foi o primeiro colocado em vendas no varejo, com 12.948 unidades frente a 11.893 do Fiat.

Com isso, o Uno passou a liderar no acumulado do ano, com 59.168 unidades contra 58.673 do Gol, esquentando uma velha briga. Há 25 anos o compacto da Volks mantém a liderança nos balanços anuais.

Fonte: G1

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.