Pernambuco apoia criação de imposto único sobre mercadorias e serviços

O governo do estado anunciou na noite desta segunda-feira (2) o seu apoio ao Movimento Brasil Eficiente (MBE), iniciativa de empresários de todo o país que busca promover uma reforma tributária simplificada e, consequentemente, a redução do “Custo Brasil”. O evento contou com a presença do governador Eduardo Campos, de Paulo Rabello de Castro, um dos coordenadores do movimento, do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Jorge Côrte Real, entre outros.

A primeira fase adequação fiscal proposta pelo MBE deverá reunir em um imposto único todos os tributos incidentes de cobrança federal (Cofins e PIS) e federativos (ICMS, IPI e Cide). Será criado, então, o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços Nacional, o ICMSN. Este tributo será único, mas compartilhado entre a União e os estados. O imposto único também deverá ser descrito nas notas fiscais de qualquer produto, o que dará transparência tributária ao país.

“Sabendo qual o real peso do tributo sobre a compra, os consumidores ficarão mais conscientes do quanto a carga fiscal brasileira é abusiva. Dessa forma, teremos um povo mais educado e, quem sabe, mais preparado para cobrar soluções dos administradores públicos”, explicou Paulo Rabello em coletiva à imprensa.

Segundo ele, a transparência também facilitará as negociações financeiras com outros países, uma vez que grande parte dos investidores internacionais tem dificuldades para entender a carga tributária do Brasil. “Qualquer empresário fica constrangido quando vai explicar cada um dos vários impostos cobrados aqui. É uma vergonha nacional”, ressaltou Rabello.

Outra medida prevista na primeira fase da reforma é a criação de um Conselho Monetário Nacional (já prevista no artigo 67 da Lei de Resposabilidade Fiscal de 2000), que seria um tipo de autarquia, ou seja, um órgão separado do executivo com membros escolhidos pelos governos federal, estadual e municipal e membros da iniciativa privada.

“O conselho tem um papel fundamental na reforma porque finalmente teremos alguém monitorando os gastos públicos, estabelecendo as regras para as despesas e otimizando os investimentos do governo. Com uma boa gestão do dinheiro público, automaticamente teremos menos espaço para a corrupção e sobrará dinheiro nos cofres da União, o que permitirá a redução dos tributos a longo prazo”, detalhou o coordenador do MBE.

Ainda de acordo com Paulo Rabello, o movimento já tem dois projetos prontos, que serão encaminhados à Câmara dos Deputados para votação no próximo ano. “Já contamos com uma pré-bancada suprapartidária que irá formar, em breve, a Frente Brasil Eficiente. Somando isso à adesão dos governadores, como no caso de Eduardo Campos, que é o segundo a aderir o movimento, depois do de Santa Catarina, temos certeza do êxito dessa reforma”, comemorou.

Fonte: Diario de Pernambuco

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.