Argentina pede ajuda à Cruz Vermelha para localizar mortos na guerra

A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, pediu, a ajuda da Cruz Vermelha Internacional para identificar os corpos de 123 soldados mortos no conflito armado de 1982 com o Reino Unido, pelo controle das Ilhas Malvinas (também conhecidas como Ilhas Falkland). Ao homenagear os veteranos e desaparecidos da guerra, em solenidade realizada em Ushuaia, capital da província de Terra do Fogo, ela reafirmou que a Argentina continuará reivindicando a posse das ilhas no plano diplomático.

Durante a solenidade, a presidenta da Argentina anunciou que será inaugurado, em agosto de 2012, o Museu das Malvinas, com objetos, fotografias e outros artigos destinados a lembrar as ilhas e associar o arquipélago à cultura e aos valores da Argentina.

A cerimônia marcou os trinta anos do início da guerra, que durou 74 dias.  Cristina Kirchner condenou a decisão do então ditador argentino, general Leopoldo Galtieri, de tentar recuperar as ilhas pela força, enviando recrutas sem qualquer preparo para enfrentar as tropas britânicas. No conflito morreram três civis  kelpers (moradores das ilhas), 265 soldados britânicos e 649 argentinos. Mais de duzentos argentinos mortos em combate foram enterrados em um cemitério nas Malvinas. Desse total, 123 cruzes não têm identificação.

A guerra terminou no dia 14 de junho, com a rendição argentina. A derrota levou à queda do regime militar, que governou a Argentina de 1974 a 1983, responsável pelo desaparecimento de 30 mil opositores. No discurso, Cristina lembrou que, desde 2003, quando seu marido, Néstor Kirchner, foi eleito presidente, a Argentina tem reaberto processos contra centenas de militares, acusados de violar os direitos humanos na ditadura. Mas, segundo ela, os erros do passado não justificam a posição do Reino Unido de ignorar as resoluções da Organização das Nações Unidas, pedindo aos dois países para negociarem de forma diplomática a soberania das ilhas.

Ushuaia, local da cerimônia, fica no Extremo Sul da Argentina. Em Buenos Aires, violentas manifestações marcaram o aniversario dos trinta anos da guerra. Manifestantes, com rostos cobertos e armados com coquetéis molotov,  tentaram marchar ate a embaixada britânica. Foram reprimidos pela policia.

Nas Ilhas Malvinas, o dia 2 de abril é considerado uma data trágica. Os quase três mil moradores das ilhas comemoram a vitória britânica em data diferente: 14 de junho. E rejeitam qualquer negociação sobre a soberania do arquipélago, que fica a 500 quilômetros da costa argentina.  A maioria vive no território há varias gerações e não quer trocar de nacionalidade, especialmente agora que a população enriqueceu. Por causa da guerra, os britânicos construíram uma base militar, aeroporto e estradas.  E investiram na exploração de pesca e petróleo.

Fonte: Agência Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.