A Semana Santa significa concentração da humanidade em Cristo
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
Semana Santa é a ocasião em que é celebrada a paixão de Cristo, sua morte e ressurreição, é um momento muito especial e sagrado para os cristãos. Na sexta-feira comemora-se, especialmente a morte de Jesus Cristo, no sábado o dia de luto e no domingo a festa da ressurreição.
A Semana Santa não acontece na mesma data todos os anos. Assim como o carnaval. É um evento móvel que varia em relação ao calendário litúrgico da Igreja Católica. Assim, 40 dias depois da Quarta-Feira de Cinzas, se iniciam os Dias Santos. Ela começa no Domingo de Ramos, que comemora a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém, e termina no Domingo de Páscoa, propriamente dito.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de “Domingo de Ramos da Paixão do Senhor”, nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus Cristo que se entregou ao Pai, como vítima perfeita e sem mancha para salvar o mundo da escravidão, do pecado e da morte. Crer nos acontecimentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, é crer no mistério central da nossa fé, é crer na vida que vence a morte, é vencer o mal, é também ressuscitar com Cristo e, com Ele Vivo e Vitorioso, viver eternamente.
Cada dia da Semana Santa possui um significado especial, porque representa as etapas finais de Jesus Cristo até a sua ressurreição. Na segunda-feira seguinte foi o dia em que Maria ungiu Cristo; na terça-feira foi o dia em que a figueira foi amaldiçoada; a quarta-feira é conhecida como o dia das trevas; quinta-feira foi a última ceia com seus apóstolos, mais conhecida como Sêder de Pessach. A sexta-feira foi o dia do seu sofrimento, sua crucificação. Sábado é conhecido como o dia da oração e do jejum, onde os cristãos choram pela morte de Jesus. E, finalmente, o domingo de páscoa, foi o dia em que Jesus Cristo ressuscitou e encheu a humanidade da esperança de vida eterna.
A Igreja Católica nos convida, todos os anos, a crescer na santificação pessoal, celebrando com muita sinceridade e Fé, os Ritos Sagrados da Semana Santa e da Páscoa do Senhor. De coração purificado pela confissão de nossos pecados e fortalecido pela Eucaristia, possamos sair desta Páscoa como verdadeiros seguidores do Evangelho, testemunhando em nossa vida, a Fé no Cristo Ressuscitado.
Gonzaga Patriota é Contador, Advogado, Administrador de Empresas e jornalista. Pós-graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal de Buenos Aires – Argentina. É Deputado desde 1982.
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário