Faltam profissionais para atuar no setor de panificação em Pernambuco

Segundo dados da Associação das Indústrias de Panificação de Pernambuco, o estado possui cerca de 4 mil padarias. Com o mercado passando por um momento de ampliação, faltam profissionais para trabalhar nos estabelecimentos. A partir desta quinta-feira (12), começa, no Centro de Convenções, em Olinda, a Feira Norte-Nordeste de Panificação e Food Service (Fennopan), que vai possibilitar a venda de equipamentos para quem quer abrir uma padaria ou modernizá-la, palestras e oportunidades de negócios.

Na comparação entre 2011 e 2010, o crescimento do setor de panificação em Pernambuco foi de quase 12%. Com isso, dificuldades começam a ser encontradas. “Com a demanda e esse aumento da renda do brasileiro, as padarias estão vendendo mais pães, aumentando o mix de produtos. Por isso a dificuldade na mão de obra”, contou Luciano Pedrosa, presidente da Associação das Indústrias de Panificação. Por conta da falta dos profissionais, foi solicitado ao Senai a preparação de novos cursos para área. A expectativa é de que, no próximo ano, sejam inaugurados cursos técnicos para padeiros e confeiteiros.

Segundo estimativas, há cerca de 8 mil vagas em aberto para confeiteiros e padeiros no estado. “As padarias encontram dificuldades para contratar novos profissionais. A indústria tem uma situação que tem a demanda e não tem o profissional. Estamos buscando esse apoio do Senai, convênio com o governo francês, para trazer técnicos da França para ensinar”, revelou Luciano Pedrosa.

De acordo com o analista do Sebrae, Valdir Cavalcanti, há um fenômeno comum de fechamento das empresas antes de elas completarem dois anos de funcionamento. “Falta planejamento, ausência de controle, falta de orientação para o mix de produtos que o mercado precisa”, contou. Para abir uma padaria, o analista  apontou algumas orientações. “Primeiro tem que ter cuidado com a questão legal, fazer a avaliação do ponto e entender que a padaria também vende pão, e não só vende pão”, explicou.

Durante a programação da Fennopan, haverá cursos e palestras promovidos pelo Sebrae, destinados a todos os públicos do evento. A Feira de Panificação dura até o próximo sábado (14), sempre das 15h às 22h. A entrada é gratuita. Os empresários que já possuem padarias devem levar o CNPJ do empreendimento. Já os interessados em abrir negócios devem levar apenas o CPF.

Fonte: G1 PE

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Boa Noite,

estou em fase de análise de abrir uma padaria em Petrolina – PE, sou de BH – MG, gostaria de trocar informações , pretendo fazer investimentos em outros setores posteriormente, gostei das informações obtidas aqui na matéria.

atc, Magno

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.