ONU vota resolução sobre a Síria

O Conselho de Segurança da ONU votará uma resolução autorizando o envio de monitores para supervisionar o cessar-fogo na Síria.

O texto da proposta foi finalizado por membros do Conselho na noite desta sexta-feira e deverá ser votado no início do sábado, segundo diplomatas.

No entanto, não está claro se a Rússia – que vetou resoluções anteriores – irá apoiar o documento.

O enviado da ONU e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, pediu que uma equipe seja enviada imediatamente para garantir que o governo está cumprindo com o plano de paz.

Diversas mortes foram registradas nesta sexta-feira apesar do cessar-fogo, quando milhares de manifestantes foram às ruas em todo o país em um novo protesto contra o presidente Bashar Al-Assad.

O plano de paz proposto por Annan pretende pôr fim a mais de um ano de violência no país, que deixou 9 mil mortos, a maioria civis.

Discordâncias

Em Nova York, esforços para redigir o texto da resolução foram dificultados por discordâncias entre a Rússia e os Estados Unidos, que impediram uma votação ainda na sexta-feira.

Diplomatas revisaram um rascunho proposto pelos Estados Unidos para incluir as objeções da Rússia, mas ainda não há certeza de que Moscou apoiará a versão final.

O representante permanente da Rússia, Vitaly Churkin, disse a jornalistas que há ‘uma boa discussão’ acontecendo, mas que ele não está ‘completamente satisfeito’ com as negociações.

O texto será enviado para os governos para ser aprovado durante a noite e a votação deve acontecer às 11 horas da manhã no horário local, no próximo sábado.

A resolução pede o envio de uma equipe de 30 monitores. Será preciso uma autorização adicional para aumentar a equipe para 250 monitores, o total pedido por Kofi Annan.

Segundo Ahmed Fawzi, porta-voz de Annan, os observadores estão ‘de prontidão para embarcar nos aviões e ir a campo o mais rápido possível’.

Missão

A ONU pede que o governo de Bashar al-Assad e os grupos oposicionistas obedeçam a todos os pontos do plano de paz de Annan, incluindo a retirada de soldados e um fim à ‘violência armada em todas as suas formas’.

A proposta ameaça aplicar ‘mais medidas’, ainda não especificadas, se o regime sírio ‘não implementar estes compromissos’.

Horas antes, o presidente americano Barack Obama, autorizou o aumento da ajuda americana à ‘oposição política não-violenta’ da Síria, que inclui o envio de equipamentos de comunicações e suprimentos médicos.

O Brasil já enviou um militar da Marinha para a Síria em uma missão especial do do ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, chefiada pelo general norueguês Robert Mood, no dia 5 de abril.

A equipe iniciou as tratativas com o governo de Bashar Al-Assad para o possível envio de observadores internacionais para monitorar o cessar-fogo. O brasileiro está agora na sede da ONU nos EUA ajudando a preparar um relatório sobre a missão.

Apesar disso, segundo um diplomata do Ministério das Relações Exteriores que falou à BBC sob condição de anonimato, o Brasil não tem, a princípio, interesse em enviar mais militares para uma eventual missão internacional de observadores no país.

Manifestações e mortes

O cessar-fogo entre as forças do governo sírio e os oposicionistas, que é a parte principal do plano de paz, está sendo mantido na maior parte do país.

No entanto, grandes protestos ocorreram em várias partes da Síria e ativistas informaram que várias pessoas foram mortas a tiros durante protestos nesta sexta-feira.

As forças de segurança teriam disparado para o alto a fim de dispersar a multidão que deixava as mesquitas após as orações de sexta-feira. Em alguns casos, os disparos mataram e feriram os manifestantes.

Ativistas informaram que na quinta-feira vários civis também foram mortos, mesmo depois de o cessar-fogo entrar em vigor às 6h no horário local. O governo sírio, por sua vez, disse que um ataque a bomba matou um soldado.

Os dois lados prometeram obedecer ao cessar-fogo, mas afirmam que têm o direito de reagir caso sejam atacados.

Kofi Annan afirmou que a Síria não obedeceu completamente o acordo e ainda precisa retirar soldados e armamentos pesados das cidades.

Fonte: R7

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.