Lula vem para concerto da Orquestra Criança Cidadã
A primeira visita de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a Pernambuco, após ter deixado a Presidência da República, está marcada para o próximo dia 22. O Instituto Cidadania, que representa o ex-presidente, confirmou sua participação no aniversário de cinco anos da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque.
Lula será homenageado em um concerto comemorativo, a ser realizado no Parque Dona Lindu, no Recife, a partir das 19h. O evento será gratuito.
Até a próxima segunda-feira, a orquestra convidará a presidente Dilma Rousseff, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho (PT), o governador Eduardo Campos (PSB) e outras lideranças políticas. Também já confirmaram presença no evento os presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, e da CNI, Robson Andrade. Informações de bastidores dão conta de que o ex-presidente também pode ir ao Festival de Inverno de Garanhuns.
A relação de Lula com a orquestra data de 2008, quando os meninos do Coque fizeram a primeira apresentação para o petista, no Palácio do Planalto, em Brasília. Na ocasião, o garoto Daniel Bernardino (hoje com 11 anos) saltou nos braços do petista ao fim da apresentação. O ex-presidente presenteou Danielzinho com o primeiro violino do mundo feito de eucalipto.
“Na verdade, tínhamos nos apresentado no dia anterior a convite da Secretaria de Comunicação do Governo, mas sem a presença de Lula. Os meninos já viajaram com a expectativa de encontrar o presidente, então fizemos de tudo para realizar outro concerto exclusivo para ele. Uma garota até adoeceu de tanta ansiedade”, lembra o coordenador-geral da projeto, juiz João Targino.
Em 2010, o então presidente cedeu o uso de um terreno da União situado em frente à sede provisória da orquestra, no Quartel do Exército do Cabanga. No terreno, que mede 1,5 hectare, será construída a Sala de Concertos Presidente Lula. Com capacidade para 500 pessoas, o ambiente será inspirado no Teatro Santa Isabel. No local, também serão edificadas a Escola de Música Maestro Cussy de Almeida e a sede administrativa da Orquestra Criança Cidadã.
Concerto
O maestro Lanfranco Marcelletti conduzirá a apresentação, que terá composições como “Concertino de Guerra Peixe”, peça que homenageia o falecido maestro Cussy de Almeida. Ex-professor do projeto, o violinista Felipe Johnson, fará solo nesse número. Também ganharão destaque as músicas “Concerto Para Dois Violinos”, de Bach, “Trenzinho do Caipira”, de Villa Lobos, e “Prelúdio da Suíte Carmen”, de George Bizet.
Fonte: Blog da Folha
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário