Proibição de uso de celulares em ambientes fechados ainda não é lei no Recife, mas causa polêmica

O uso de aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos continua gerando polêmica. Durante a pré-estreia do filme Os Vingadores, da Marvel, na noite dessa terça-feira (24), os quatrocentos convidados tiveram as bolsas revistadas e os aparelhos celulares recolhidos. De acordo com a produtora de lançamentos, a medida é uma determinação de segurança mundial da Marvel e pretende evitar a pirataria. “A prática é usada por todas as distribuidoras de filmes e visa proteger os filmes contra a reprodução, que é ilegal”, ressaltou a produtora Andréa Mota. Ela disse, ainda, que a ação é restrita à pré-estreia e que os interessados em assistir Os Vingadores, a partir desta sexta-feira (27), poderão ver o filme portando o celular.

Para a assessora de comunicação do PROCON-Recife, Heide Esteves, o recolhimento dos celulares é inconstitucional e fere o inciso 54 do Artigo 5° da Constituição Federal, que diz: “Ninguém será privado à liberdade ou de seus bens sem os devidos processos legais”. Segundo Heide Esteves, não há uma lei na capital pernambucana que proíba o uso de celulares em ambientes fechados como cinemas, teatros e escolas. “Os organizadores do evento não tiveram a intenção de resguardar a qualidade do serviço prestado, e sim de evitar a pirataria, mas isso não justifica o que fizeram”, explicou Heide Esteves.

O professor Mário Ferreira ficou indignado com a medida, chamada por ele de abusiva. “Nunca tinha sido obrigado a entregar meu celular. No avião, no banco e até em provas de concursos tenho que desligar o aparelho, mas ele fica comigo”. Ele conta que pensou em desistir de ver o filme, atitude adotada por alguns dos presentes. “Passei mais de duas horas na fila e, por isso, achei melhor guardar o celular no carro, mas me senti muito constragido em ter que, ainda assim, abrir minha mochila e passar pelo detector de metal. Não sou bandido, sou um cidadão”, exclama. O professor chama a atenção para as restrições descritas no verso do convite da pré-estreia de Os Vingadores que não fala sobre a exigência de entregar os aparelhos.

A jornalista Neusa Barbosa, editora do portal Cineweb, também foi contra a medida e enviou, há cerca de uma semana, às assessoras da Disney, em São Paulo, uma carta. Ao longo do texto, Neusa Barbosa cita os procedimentos tomados durante a cabine de imprensa de “Os Vingadores”, ocorrida na terça-feira (17), no Cinemark Market Place, em São Paulo. De acordo com Neusa, os jornalistas também foram obrigados a retirar todos os objetos das bolsas enquanto os funcionários fotografaram toda a ação. “Fomos forçados a tirar delas nossas chaves, canetas metálicas, espelhinhos, abrir estojos de óculos, como se fôssemos adentrar uma penitenciária, não uma sala de cinema”, detalhou a jornalista.

E não é só no cinema que o celular têm sido encarado como vilão. Restrições quanto ao uso de aparelhos também são uma realidade em ambientes como teatro, bibliotecas, bancos e escolas e contam com leis municipais em várias cidades do País.

Fonte: NE10

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.