Fernando Filho defende programa de educação financeira para a população
O anúncio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, referente à redução de taxas de juros em diferentes operações de crédito para pessoas físicas e jurídicas, foi considerado pelo deputado federal Fernando Filho (PSB) como de grande importância para a economia brasileira. Em discurso realizado na Câmara dos Deputados, o parlamentar defendeu a criação de um programa de conscientização e esclarecimento aos consumidores brasileiros para que aprendam a exercer o devido controle do orçamento e das finanças pessoais.
No referido discurso, Fernando Filho ressaltou a importância do anúncio dos bancos. “É uma decisão que há muito se fazia necessária, porque os níveis de juros praticados pelas instituições financeiras no cheque especial e nos cartões de crédito, por exemplo, eram extremamente elevados”. Ele também entende que é necessária a implantação de iniciativas voltadas para a educação financeira da população. “Esta ação precisa ser acompanhada por um grande programa de educação financeira, de modo que os brasileiros recebam adequada orientação de como organizar, executar e controlar os seus gastos”, disse.
O deputado ainda aponta para uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em todo o país. A análise do estudo revela que mais de 30% das pessoas com idade entre 18 e 29 anos estavam endividadas em fevereiro deste ano. “Quase um terço dessa faixa etária da população está sendo obrigada a restringir o consumo em função de que os gastos, realizados nos meses finais de 2011 e no início de 2012, estejam se agravando diante da incidência de juros elevados”, lamentou.
Ele também saiu em defesa do tratamento igualitário de empresas de pequeno e médio porte. “Defendo idêntico tratamento às pequenas e médias empresas, que se defrontam normalmente com altos custos para garantir capital de giro e saldar despesas correntes em seu funcionamento, cuja situação gerencial muitas vezes se agrava em face das taxas de juros cobradas pelas respectivas instituições de crédito”. Finalizou Fernando Filho. Após anúncio do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, outros bancos da iniciativa privada também decidiram reduzir o pacote de taxa de juros.
Ascom Dep. Fernando Filho
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário