Estado adota novas placas para inibir clonagem

Já estão valendo as novas regras para emplacamento de veículos em Pernambuco, um sistema que deverá diminuir a clonagem no Estado. O novo modelo de sinal identificador, lançado na semana passada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), contém, além do lacre, outros itens de segurança.

O sistema vale para todos os veículos que receberem o primeiro emplacamento, forem transferidos de município e Estado ou mudarem de categoria. Todos ganharão um código de barra e um adesivo refletivo com o timbre do Detran em cima de todas as letras e números da placa.

Para facilitar a operacionalização do novo sistema e a fiscalização das regras, foi criada uma rede credenciada de casas de placas. Os novos acessórios serão produzidos com material mais resistente e, no caso das motos, cerca de 20% maiores.

A mudança é uma adequação à resolução número 372 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), criada com o objetivo de melhorar a identificação dos veículos, por meio da utilização de placas refletivas. A medida entrou em vigor nacionalmente no dia 1º de abril, mas o Detran-PE decidiu baixar uma portaria, exigindo novos itens de segurança e dando o prazo de 30 dias para que os fabricantes de placas se adaptassem.

Com a iniciativa, Pernambuco foi pioneiro no País na fiscalização do sinal identificador dos veículos. Na Paraíba, segundo o Detran-PE, já existe o adesivo refletivo, mas lá não há a marca Detran nem existem casas de placas credenciadas, o que viabilizará o preço tabelado do produto.

“Antes, os preços das placas variavam. Agora, o valor do par de placas será tabelado em R$ 139 para automóveis e R$ 116 para motos. Em todo o Estado, 105 locais estão credenciados para confeccioná-las”, explicou a presidente do Detran-PE, Fátima Bezerra.

Para a presidente, as novas regras protegem os consumidores. “Poderemos garantir que o combate às fraudes, falsificações e à venda aleatória de placas de má qualidade será mais eficaz. Com a exigência de código de barras, a comunicação entre as lojas de placas e o Detran será totalmente informatizada, com checagem permanente da autenticidade das placas,” ressaltou.

Desde 2008, motocicletas, motonetas, ciclomotores e veículos de categoria aluguel (placas vermelhas) já atendiam às exigências do Contran. Em relação às motos uma das principais mudanças é que o material não permitirá que as placas possam ser dobradas, inibindo assim as tentativas de burlar a fiscalização.

As motocicletas também ganham placas em dimensões maiores. Todas os acessórios serão impressos em hot stamp, método que preserva o meio ambiente, pois não utiliza substâncias tóxicas em sua composição.

Em Pernambuco, a medida deverá atingir mais de 460 mil clientes, entre proprietários com veículos novos, com mudança de características, transferidos de cidade ou transferidos de Estado.

Fonte: JC Online

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.