Clonagem de veículos: como se proteger e providências a serem tomadas

Gennedy Patriota

Um dos crimes que mais crescem atualmente no Brasil é a clonagem de veículos, de acordo com estimativas de autoridades policiais, já que não há dados específicos sobre esse tipo de delito.

A explicação é simples: ela é considerada na atualidade uma das atividades criminosas mais “rentáveis”, principalmente considerando seu “custo-benefício” e dificuldade extrema de se descobrir a fraude. Na maioria das vezes, a clonagem ocorre por encomenda: alguém faz o pedido para o clonador, um ladrão “puxa” (rouba) o automóvel, uma oficina faz a adaptação necessária no chassi e o clonador “esquenta” o carro, ou seja, transforma-o em um veículo regular, aparentemente legal.

Há quem diga que esses muitos casos de clonagem de veículos no Brasil se dá, também, pelo fato de haver uma legislação que obriga os veículos que sofreram perda total (popularmente chamada de “PT”) em acidentes de trânsito, irem para leilão.

Nesses leilões, os veículos são comprados por valores irrisórios e adaptados para modelos verdadeiros. Aos descobrir que seu carro foi clonado, a primeira providência é fazer um boletim de ocorrência bloqueando o veículo para venda. A partir daí, deve-se andar com o documento do carro, a nota fiscal original e o B.O., para o caso de ser parado no trânsito. O B.O. bloqueando o carro torna-o inviável para a venda e resulta no desinteresse das quadrilhas por aquela placa.

Deve-se também procurar a Corregedoria do DETRAN, levando-se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), RG, CPF e comprovante de residência, além de quatro fotografias do veículo (frente, traseira, laterais direita e esquerda).

Multas com foto, mesmo pagas, devem ser levadas ao setor anticlonagem. Fotos de radares eletrônicos servem como pistas importantes para a investigação de casos de clonagem. No site do Denatran (www.denatran.gov.br) há instruções para o procedimento.

Alterações em detalhes ou pequenas mudanças podem ajudar a protegê-lo em caso de clonagem. Seja um retrovisor opcional oferecido pela concessionária no momento da venda, seja um adesivo pouco comum, tudo ajuda. Procure dar uma “cara diferente”, mesmo que discreta, para diferenciá-lo de outros iguais.

Não há um modelo de carro que seja mais ou menos clonado. É “ao gosto do freguês” que faz a encomenda. Modelos com maior volume de vendas são mais fáceis de serem clonados.

Gennedy Patriota, advogado militante, graduado pela UNB – Universidade de Brasília, e pós-graduado em Direito Privado pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Integra, desde 1994, o escritório Alvinho Patriota Advocacia, Núcleo de Petrolina-PE.

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.