Dificuldade de formar governo aprofunda instabilidade na Grécia

Samaras, da Nova Democracia. ReutersUm dia após as eleições na Grécia não indicarem claramente nenhum partido vencedor, a agremiação com maior número de votos, a Nova Democracia, anunciou que não conseguiu formar um novo governo. A onda de incertezas aprofunda ainda mais o quadro de instabilidade econômica e agora política do país.

O anúncio foi feito pelo líder do partido de centro-direita, Antonis Samaras, e se converteu em mais um golpe na política de austeridade grega, contrapartida para o recebimento de pacotes de ajuda internacional.

Seu partido, a Nova Democracia, conquistou a maioria dos votos na eleição do último domingo, mas ele afirmou que um governo de coalizão será “impossível”.

O grupo de extrema esquerda Syriza, que se opõe às medidas de austeridade, tentará agora formar uma coalizão contrária à política de resgate internacional.

O resultado eleitoral da Grécia combinado à escolha na França de um presidente contrário à austeridade alarmou as lideranças da União Europeia.

A chanceler (premiê) Angela Merkel disse que as reformas de austeridade da Grécia são de “extrema importância”.

O porta-voz da Comissão Europeia, Pia Ahrenkilde Hansen afirmou que o organismo espera que o futuro governo grego respeite o compromisso de austeridade firmado com o bloco pela liderança anterior do país.

Os mercados caíram por causa dos resultados leitorais, mas se recuperaram logo depois. A Bolsa de Valores de Atenas, contudo, mergulhou 6,67% no final desta segunda-feira.

Medidas bárbaras

Como contrapartida aos resgates financeiros da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (que já totalizam 240 bilhões de euros), a Grécia concordou em fazer cortes em pensões e pagamentos, subir taxas e reduzir o número de funcionários públicos.

O caos financeiro desencadeou protestos e uma grande agitação social, iniciando uma crise de desconfiança em relação aos partidos políticos que arquitetaram os planos de austeridade.

Samaras afirmou que seu partido fez “tudo que era possível” para formar um novo governo.

“Eu tentei encontrar uma solução para um governo de salvação nacional, com dois alvos: para o país continuar no euro e mudar a política de resgate por meio da negociação”, disse durante um pronunciamento pela TV.

“Direcionamos nossa proposta para todos os partidos que poderiam participar deste esforço, mas eles rejeitaram diretamente o convite ou impuseram condições de participação que não foram aceitas pelos demais”, afirmou.

Esquerda

O presidente Karolos Papoulias marcou uma reunião para a manhã de terça-feira com Alexis Tsipras, cuja coalizão Syriza ficou em segundo lugar na eleição de domingo.

Partido ultranacionalista Golden Dawn. AFPO partido ultranacionalista Amanhecer Dourado conseguiu 7% dos votos, contra as medidas de auteridade

Tsipras terá três dias para negociar a coalizão. Ele prometeu costurar uma coalizão de centro-esquerda para rejeitar as medidas “bárbaras” associadas ao acordo de resgate da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.

“Esgotaremos todas as possibilidades para chegar a um entendimento, inicialmente com as forças de esquerda”, afirmou.

Mas, segundo analistas, ele deve lutar para atingir o número necessário para formar uma maioria multipartidária.

O correspondente da BBC Mark Lowen afirmou que a crise política na Grécia está se aprofundando e a probabilidade da realização de novas eleições está aumentando.

Apesar de despontar como o maior partido político, o apoio ao Nova Democracia caiu de 33,5% na eleição anterior para 19% no domingo.

O apoio ao centro-esquerdista Pasok, que foi favorável às medidas de austeridade despencou de 43% para apenas 13%.

Os maiores vencedores do pleito foram os grupos contrários ao resgate internacional – Syriza, com 16,8% e o ultranacionalista Amanhecer Dourado com 7%.

Fonte: BBC Brasil

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.