Centro de Artesanato pronto em 3 meses
- By : Assessoria de Comunicação do Deputado Gonzaga Patriota
- Category : Clipping
A inauguração do Centro de Artesanato, que integra a requalificação do cais do Porto do Recife, vai ter que esperar até julho ou agosto. A área tem 2,5 mil metros quadrados e seria entregue este mês. O local contempla mezaninos, restaurante, café e sorveteria, além de área para exposição de artesanato, lojas e espaço administrativo da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (AD Diper), responsável pela administração do espaço. “O Governo decidiu entregar o Centro completo, incluindo os três pontos gastronômicos, que ainda estão em fase inicial de obras”, disse o diretor de Promoção da Economia Criativa da AD Diper, Roberto Lessa.
Para ele, o Boteco, que foi o vencedor da licitação e vai gerenciar a área de gastronomia do Centro, deve passar dois ou três meses em obras. “Uma das exigências é que haja um cardápio regional”, comentou. A obra de toda a estrutura gastronômica será de responsabilidade da própria empresa vencedora da concorrência, já que o processo contempla, apenas, a área para implantação do projeto.
Outro espaço do Centro de Artesanato é de propriedade do Porto e foi arrendada à AD Diper em convênio firmado, que pagará mensalidade pelo uso, cujo valor não foi divulgado. De acordo com a diretora de Projetos de Obras do Porto do Recife, Marta Kümmer, a área foi entregue com infraestrutura e itens de apoio finalizados. “O administrador recebeu a loja com ar-condicionado, iluminação, abastecimento de água, gôndolas para exposição, luminárias e mobiliário de escritório. Pronto para receber os produtos”, garantiu.
Segundo Lessa, a parte de acervo cultural está em ajustes finais e será entregue este mês. “As peças já estão sendo catalogadas e com preços colocados. Toda a diretoria de gestão do Centro também será transferida para o local. A área externa está recebendo grafitagem e peças de arte de Bezerros já estão no local”, detalhou. “O Porto terá um ponto muito positivo e revitalizado”, completou.
O cais está em obras desde o fim de 2010 e a primeira data para início das atividades do Centro era 15 de dezembro de 2011, alterada por causa da revitalização do modal ferroviário do Porto, que será administrado pela Transnordestina Logística S.A. (TLSA). “A ferrovia está pronta, inclusive com pisos do entorno, luminárias e ciclovia”, disse Marta Kümmer. Foi cogitada a inauguração em abril deste ano, mas o serviço sofreu novo atraso. Além da comercialização, o espaço estimulará ainda mais a economia pernambucana e valorizará o trabalho dos artesãos locais. A obra recebeu o investimento de R$ 5 milhões do Governo de Pernambuco.
Fonte: FolhaPE
Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)
Nenhum comentário