Marinha dos países de língua portuguesa discutem cooperação para a segurança marítima

Comandantes das Marinhas e Guardas Costeiras de sete países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) discutem, a partir desta terça-feira (8), no Rio de Janeiro, estratégias para intensificar a cooperação e garantir a segurança marítima nessas nações.

De acordo com o ministro da Defesa, Celso Amorim, que participou da abertura do III Simpósio das Marinhas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), até o fim do encontro, na quinta-feira (10), os países devem apresentar uma proposta consensual de monitoramento e controle do tráfego marítimo em suas águas jurisdicionais.

“Os oceanos são elemento de integração entre as civilizações e o comércio marítimo continuará sendo a grande artéria da economia mundial. Protegê-lo é fundamental para as nações que queiram manter-se soberanas”, afirmou Amorim, em discurso de abertura. Segundo ele, a integração das Marinhas não interferirá nas soberanias nacionais.

O ministro da Defesa ressaltou que o foco de atuação das Marinhas deve ser a dissuasão de “potenciais forças hostis em nossas costas” e no Atlântico Sul. “Cultivamos a paz também ao não descuidarmos da capacidade de dissuasão”, ponderou.

Celso Amorim também lamentou a ausência de representantes de Guiné-Bissau (África) no simpósio. “Registro minha esperança de que aquela nação irmã possa em breve recobrar a normalidade institucional, respeitando o primado da democracia inscrito na carta da CPLP”, disse.

O país sofreu um golpe de Estado há cerca de um mês quando, alegando insatisfação com a presença de militares angolanos em missão, um grupo das Forças Armadas prendeu o presidente, Raimundo Pereira, o primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior, e o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, António Indjai.

A CPLP foi criada em 17 de julho de 1996, durante a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo de Lisboa, para ampliar a cooperação internacional entre os países-membros em diversos campos, como educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, segurança pública e cultura, entre outros. Integram a comunidade Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fonte: Agência Estado

Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA PARTICIPA DO DESFILE DA INDEPENDÊNCIA NO PALANQUE DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E É ABRAÇADO POR LULA E POR GERALDO ALCKMIN.

Gonzaga Patriota, acompanhado da esposa, Rocksana Príncipe e da netinha Selena, estiveram, na manhã desta quinta-feira, 07 (Sete de Setembro), no Palanque da Presidência da República, onde foram abraçados por Lula, sua esposa Janja e por todos os Ministros de Estado, que estavam presentes, nos Desfiles da Independência da República. Gonzaga Patriota que já participou de muitos outros desfiles, na Esplanada dos Ministérios, disse ter sido o deste ano, o maior e o mais organizado de todos. “Há quatro décadas, como Patriota até no nome, participo anualmente dos desfiles de Sete de Setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Este ano, o governo preparou espaços com cadeiras e coberturas, para 30.000 pessoas, só que o número de Patriotas Brasileiros Independentes, dobrou na Esplanada. Eu, Lula e os presentes, ficamos muito felizes com isto”, disse Gonzaga Patriota.

Clipping
Gonzaga Patriota participa de evento em prol do desenvolvimento do Nordeste

Hoje, participei de uma reunião no Palácio do Planalto, no evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, promovido em parceria com o Consórcio Nordeste. Na pauta do encontro, está o plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região, e os desafios para a elaboração de políticas públicas, que possam solucionar problemas estruturais nesses estados. O evento contou com a presença do Vice-presidente Geraldo Alckmin, que também ocupa o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o ex governador de Pernambuco, agora Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, o ex Deputado Federal, e atualmente Superintendente da SUDENE, Danilo Cabral, da Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entre outras diversas autoridades de todo Nordeste que também ajudam a fomentar o progresso da região.

Clipping
GONZAGA PATRIOTA comemora o retorno da FUNASA

Gonzaga Patriota comemorou a recriação da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, Instituição federal vinculada ao Ministério da Saúde, que havia sido extinta no início do terceiro governo do Presidente Lula, por meio da Medida Provisória alterada e aprovada nesta quinta-feira, pelo Congresso Nacional.  Gonzaga Patriota disse hoje em entrevistas, que durante esses 40 anos, como parlamentar, sempre contou com o apoio da FUNASA, para o desenvolvimento dos seus municípios e, somente o ano passado, essa Fundação distribuiu mais de três bilhões de reais, com suas maravilhosas ações, dentre alas, mais de 500 milhões, foram aplicados em serviços de melhoria do saneamento básico, em pequenas comunidades rurais. Patriota disse ainda que, mesmo sem mandato, contribuiu muito na Câmara dos Deputados, para a retirada da extinção da FUNASA, nessa Medida Provisória do Executivo, aprovada ontem.